angle-left Últimos dias para se matricular em 2020 na Universidade de Fortaleza

Qua, 2 Setembro 2020 15:50

Últimos dias para se matricular em 2020 na Universidade de Fortaleza

O procedimento é feito de forma online, sem o candidato precisar sair de casa.


Quando as aulas presenciais forem liberadas pelo Governo do Estado, o Campus já está preparado para receber os alunos. (Foto: Ares Soares)
Quando as aulas presenciais forem liberadas pelo Governo do Estado, o Campus já está preparado para receber os alunos. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebe até o dia 19 de setembro as solicitações de matrícula dos aprovados de todas as modalidades do processo seletivo 2020.2 – vestibular online, graduados e transferidos. Em virtude da pandemia, a matrícula está mais simples e os candidatos podem anexar todos os documentos obrigatórios no sistema online, bem como formalizar o contrato.  

Neste semestre, a Universidade de Fortaleza adotou uma plataforma virtual de aprendizagem que permite a realização de aulas síncronas e facilita a interação entre alunos e professores. O sistema é utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino no mundo, em mais de 155 países, e os estudantes já estão bastante engajados, como a aluna Vicka Mariana, do curso de Direito. 

Ela aponta como aspecto positivo da plataforma o fato de concentrar as aulas e os conteúdos em um só lugar. “Ficou tudo mais organizado e de fácil acesso. Além do que, é um sistema que comporta todas as minhas disciplinas. Assim, sempre que preciso ver uma aula que ficou gravada ou alguma atividade sobre a matéria já sei onde encontrar. Está realmente fazendo a diferença neste semestre e veio para agregar muito”, destaca.

Benefícios 

Ciente dos impactos financeiros provocados pela pandemia, a instituição ofertará para todos os alunos, inclusive os novatos, desconto de 20% nas mensalidades do semestre 2020.2(*). Os estudantes que já são financiados pelo Fies e P-Fies também podem transferir seu curso para a Universidade de Fortaleza sem perder o benefício. 

Além disso, a instituição mantém o Programa de Parcelamento Exclusivo (PEX) sem juros, a partir do qual os alunos pagam 50% durante o período em curso e 50% nos meses subsequentes à sua conclusão, com o pagamento iniciando já no mês seguinte ao término dos estudos.

Mercado de trabalho

Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), editado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Universidade de Fortaleza é a preferida pelo mercado na hora de contratar profissionais. A instituição mantém uma Central de Carreiras ativa com mais de 3.000 empresas conveniadas, que capitaliza as melhores vagas de estágio do mercado local e aumenta as chances de empregabilidade dos alunos.

Campus saudável 

Quando as aulas presenciais forem liberadas pelo Governo do Estado, o Campus da Universidade de Fortaleza já está preparado para receber os alunos no retorno gradual das atividades. Todas as instalações estão equipadas e sinalizadas, os técnicos da instituição foram treinados e a Universidade produziu cartilha virtual com orientações que devem ser rigorosamente cumpridas pelos alunos. 

As ações seguiram as determinações do Protocolo de Biossegurança desenvolvido pela instituição com base no Plano Estadual de Contingência do Ceará. “Continuamos firmes com o compromisso de promover o ensino de qualidade, o protagonismo na inovação e, acima de tudo, o respeito à saúde e à vida”, destaca o professor Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Universidade de Fortaleza. 

(*) Durante os meses que estiverem em decreto estadual. Caso já possua algum benefício, prevalece o de maior percentual

Fonte: Diário do Nordeste