null Universitários cearenses participam de intercâmbio jurídico em Londres

Qua, 28 Agosto 2019 10:23

Universitários cearenses participam de intercâmbio jurídico em Londres

Programa English for Law Students and Recent Graduates contou com 13 participantes, entre alunos e egressos de Direito da Unifor

Eles estiveram, por quinze dias, imersos em cursos de inglês geral e técnico (jurídico) para aprofundamento na língua estrangeira de forma intensiva. Foto: Arquivo Pessoal.

Alunos do curso de Direito da Universidade de Fortaleza acabam de retornar de um intercâmbio acadêmico em Londres, direcionado para a área jurídica. O programa English for Law Students and Recent Graduates contou com 13 participantes, entre alunos e egressos da Unifor.

Foi a primeira vez que um grupo de alunos universitários participou de intercâmbio internacional de curta duração focado em sua área de atuação. A programação foi organizada pelo curso de Direito da Unifor em parceria com a Vice-Reitoria de Extensão, por meio da operadora de intercâmbio Rafas College, de forma a atender o interesse dos alunos, que tiveram prazos de pagamento ajustados às suas condições financeiras pessoais.

Eles estiveram, por quinze dias, imersos em cursos de inglês geral e técnico (jurídico) para aprofundamento na língua estrangeira de forma intensiva. A escola de inglês tem o selo da British Consul, instituição que regulamenta os cursos na Inglaterra.

Experiência internacional

O curso reuniu estudantes de diversas nacionalidades, como italianos, franceses, argentinos, palestinos, chineses e outros, favorecendo o contato dos alunos cearenses com diferentes línguas e culturas. “Tem sido muito enriquecedor. Tem acrescentado conhecimento e tem sido muito, muito válido”, diz David Duarte, aluno do Mestrado em Direito Constitucional da Unifor. “Me ajudou muito a conhecer o sistema de lá, a enriquecer meu vocabulário no inglês com termos técnicos e jurídicos da minha profissão”, diz Stefanny Rodrigues, aluna da graduação em Direito Unifor.

O programa de intercâmbio incluiu também visitas técnicas a diversas instituições tradicionais de justiça, como a Corte Criminal e a Associação dos Advogados de Londres. Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento e observar o ambiente jurídico da cidade inglesa, perceber ideologicamente e profissionalmente a atuação do advogado, bem como identificar estruturalmente o Poder Judiciário anglo-saxão.

“Aprendi com as visitas técnicas, que lá é muito mais difícil se tornar advogado, e uma vez que você escolhe a área que vai atuar, não poderá mudar. E que há dois tipos de advogados, um que recebe o processo e analisa se é possível resolver com acordo, e se não for, encaminha a outro colega que inicia o processo na Corte de Justiça”, explica Stefanny.

Além do aprimoramento na língua inglesa e do reconhecimento local de instituições jurídicas da capital inglesa, os alunos também destacam o desenvolvimento interpessoal: “a experiência foi maravilhosa, porque eu já tinha ido à Londres no passado, mas não tinha tido tempo para conhecer. Desta vez, eu vivi como uma pessoa de lá, tive aulas, peguei metrô, fiz passeios, fui a parques, museus que são cheios de histórias interessantes, fui ao cinema que é no estilo antigo e diferente do nosso… então, pude experimentar um pouco de tudo, foi incrível”, acrescenta Stefanny.

Novas oportunidades

A Unifor está empenhada em desenvolver programas de intercâmbio no formato “Summer Courses” (verão) e “Winter Courses” (inverno), de curta duração, que ocorrem durante as férias do calendário letivo brasileiro, e que ainda, o aluno possa acrescentar as horas-aula ao seu currículo acadêmico em virtude desses cursos internacionais.

“Todas as oportunidades acadêmicas e profissionais são fontes de informação para o desenvolvimento profissional e pessoal de um estudante. Conhecer uma cultura completamente diferente em relação ao Brasil, aprimorar o inglês, língua mais utilizada nas relações internacionais, e poder vivenciar a vida urbana londrina é algo imensurável”, comenta o acompanhante do grupo enviado pela operadora de intercâmbio, Alexandre Fermanian.

De acordo com Alexandre, o “intercâmbio jurídico” com curso de inglês, visitas técnicas, hospedagem em residência estudantil, seguro e suporte técnico, é uma oportunidade diferenciada para o aluno, “não temos referência de um programa semelhante”.

Segundo a Vice-Reitoria de Extensão da Unifor, com o sucesso da primeira edição, o programa está sendo ampliado para os demais cursos da universidade, priorizando as especificidades de cada área, e também, analisando a perspectiva de explorar outros destinos.