null “Prêmio Unifor de Cinema” será concedido ao Melhor Curta-Metragem em mostra do Cine Ceará

Seg, 7 Dezembro 2020 16:07

“Prêmio Unifor de Cinema” será concedido ao Melhor Curta-Metragem em mostra do Cine Ceará

O prêmio tem como objetivo incentivar o cinema local e será entregue durante a 30° edição do Festival Cine Ceará.


Registro da entrega do prêmio para o curta
Registro da entrega do prêmio para o curta "A Lenda Cotidiana", em 2017. Premiação ocorre pela quinta vez consecutiva. (Foto: Ares Soares)

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, concederá o Prêmio Unifor de Cinema ao melhor curta-metragem da mostra “Olhar do Ceará”, categoria que faz parte da programação do 30° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. A premiação irá acontecer durante a cerimônia de encerramento do evento, dia 11 de dezembro, às 21h30, presencialmente no Cineteatro São Luiz e de forma remota por meio do canal do Cine Ceará no YouTube e da TV Ceará.

Este é o quinto ano em que o prêmio é entregue, contemplando os produtores do curta-metragem ganhador com o valor de R$ 5 mil. A honraria tem o objetivo de incentivar a produção cearense de cinema. Concorrem à quinta edição todos os filmes de curta-metragem selecionados para a mostra “Olhar do Ceará”, que foi criada na edição do festival de 1999, estabelecendo um espaço para ver e discutir o audiovisual cearense.

Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor, Bete Jaguaribe observa a importância da premiação. “A realização de um curta-metragem é um processo em que o jovem realizador expressa suas primeiras invenções poéticas. A premiação desse esforço é importantíssima enquanto reconhecimento do trabalho e incentivo para os próximos que virão”, afirma a professora.

Ela acrescenta ainda que a realização do 30º Cine Ceará durante a pandemia do novo coronavírus é “é um ato de resistência poética, que traz um alento para essa fase de distanciamento”. Vale destacar que a Universidade de Fortaleza participa esse ano da mostra com um grupo de seis realizadores, dentre alunos e egressos, responsáveis pela produção de quatro curta-metragens. São eles: Alexia Holanda, Daniel Sobral, Raiane Ferreira, Ton Martins, Sávio Fernandes e Muniz Filho.

A relação completa dos filmes que concorrem na mostra “Olhar do Ceará” pode ser lida aqui.