null Aluna da Unifor é o Brasil no Panamericano de Xadrez Universitário

Qua, 2 Junho 2021 11:33

Aluna da Unifor é o Brasil no Panamericano de Xadrez Universitário

A estudante do curso de Direito classificou-se em 10º lugar e foi uma das melhores ranqueadas na fase classificatória nacional.

Marina Lima, estudante de Direito, conquistou a vaga com o décimo lugar obtido no Campeonato Brasileiro Universitário de Xadrez (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, vai contar com uma estudante representando, não só a instituição, mas o Brasil, no FISU America Chess 2021, o Panamericano Universitário de Xadrez. Marina Lima Miranda, aluna do curso de Direito, classificou-se em 10º lugar e foi uma das melhores ranqueadas na fase classificatória nacional. Essa etapa contou com aproximadamente 200 inscritos, nos dois naipes, e com 15 vagas na categoria masculino, 15 no feminino e 3 por equipes. A disputa internacional teve início no dia 26 de maio e prossegue até sábado, 5 de junho, totalmente online.

As partidas do Brasileiro foram realizadas de forma online, por meio da plataforma LiChess. Ao todo, 62 instituições de ensino superior foram representadas. “Meu primeiro ano participando dos Jogos Universitários e eu fiquei muito contente com a minha classificação. Fui a segunda melhor do Nordeste, uma coisa que me deixou muito feliz. Fico muito grata a Deus pela oportunidade, aos meus professores, que estão me apoiando muito, mesmo nessa quarentena. Espero conquistar ainda mais e tentar ter um desempenho ainda melhor neste Pan-americano”, comentou Marina.

A competição

O FISU America Chess 2021 é a maior competição universitária de xadrez da América Latina. Marina contou como se preparou para enfrentar esse desafio. “Minha preparação é completamente online. Eu jogo diariamente no mínimo 10 partidas e depois reviso os meus erros e acertos a cada uma delas. Também faço exercícios táticos e vejo diversas lives e vídeos de xadrez, além de analisar partidas dos meus adversários”.

Dentro das necessidades de biossegurança decorrentes da pandemia da Covid-19, as equipes esportivas da Universidade de Fortaleza ficaram impossibilitadas de realizar atividades presenciais, que é um forte dentro das ações realizadas pela Divisão de Atividades Desportivas (DAD). Entretanto, outras modalidades, como os jogos virtuais, tornaram-se uma solução para o momento de distanciamento social.

“Estamos muito felizes com o resultado da Marina, que vai representar muito bem a Unifor na FISU America. Dentro do desafio que as medidas de distanciamento social proporcionaram à DAD, descobrimos muitos talentos, não só no xadrez, mas em outras categorias consideradas e-sports. Desejamos toda sorte do mundo à Marina, esperamos que ela faça o seu melhor e represente de forma muito digna a instituição e o nosso país”, destacou o professor Ralciney Barbosa, chefe da Divisão de Atividades Desportivas.