angle-left Orgulho Unifor: aluno de Medicina publica artigo científico em revista internacional

Qui, 22 Outubro 2020 16:18

Orgulho Unifor: aluno de Medicina publica artigo científico em revista internacional

Helder Vasconcelos recebeu incentivo de seus professores para o desenvolvimento de pesquisas e publicou o artigo em periódico reconhecido internacionalmente


Helder já conseguiu emplacar três publicações científicas em outras revistas internacionais reconhecidas na área de saúde. (Foto: Arquivo pessoal)
Helder já conseguiu emplacar três publicações científicas em outras revistas internacionais reconhecidas na área de saúde. (Foto: Arquivo pessoal)

Durante a graduação, muitos estudantes acabam se descobrindo na área da pesquisa científica. É o caso de Helder Vasconcelos, aluno do 10º semestre do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz. Recentemente, ele teve um de seus trabalhos publicado na Scientific Reports, publicação da Nature Publishing Group, classificada como a 7º revista científica mais citada do mundo.

Helder já participou de três estudos acadêmicos e atualmente é bolsista Probic, onde desenvolve pesquisas principalmente sobre reumatologia, síndrome metabólica, nefrologia e toxicologia. Por conta de sua capacidade de foco e proatividade, o estudante já conseguiu emplacar três publicações científicas em outras revistas internacionais reconhecidas na área de saúde

“Sob a tutela do Dr. Carlos Ewerton, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor, tive a privilégio de publicar um relato de caso acerca de uma rara interação medicamentosa e também de publicar um artigo original na Scientific Reports ‒ revista de 'Qualis A1' [classificação máxima no índice que mensura a qualidade de uma revista científica] ‒ no qual destacamos os principais achados de ressonância magnética em pacientes portadores de artrite psoriásica, doença extremamente complexa, e também chamamos a atenção para a relação de um exame laboratorial com essas lesões da doença”, explica Helder.

Incentivo à pesquisa

A Unifor incentiva seus alunos a ingressarem na pesquisa por meio de práticas vivenciadas em grupo junto ao apoio do corpo docente qualificado para orientá-los em todas as áreas de interesse. O ambiente ainda conta com programas de mestrado e doutorado; uma Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI); um Parque Tecnológico (TEC Unifor); laboratórios de pesquisa; e programas de bolsa para alunos e pesquisadores.

“As bolsas de pesquisa servem também para despertar nos alunos um ‘interesse inicial’ pela pesquisa. É muito recompensador saber que você recebe esse suporte da Universidade. Faz valer a ideia de que seu trabalho é importante para a instituição e para a sociedade”, comenta Helder.

“O médico-cientista é o médico do século XXI”

Em relação às perspectivas de trabalho com pesquisa em Medicina, o aluno acredita que a área está em constante evolução e que os profissionais e estudantes precisam acompanhar as novas mudanças e descobertas. Helder ressalta que o mergulho no mundo da pesquisa facilita a busca e interpretação de informações adequadas, além da divulgação dos trabalhos científicos tornar o profissional mais integrado com o mundo.

O médico-cientista é o médico do século XXI. [...] A pesquisa também anda de mãos dadas com a docência, o que se configura como uma realidade cada vez mais presente no contexto médico. Interesso-me muito por ambas as áreas e nelas vejo grande potencial”, afirma o bolsista. 

Pensando em cursar Medicina?

Nota máxima (5) na avaliação do Ministério de Educação (MEC), o curso de Medicina da Unifor prepara os estudantes para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão de saúde.

O curso ainda dispõe do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), espaço de prática acadêmica e referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. Sob a supervisão dos professores, o aluno pode aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional. 

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Inscreva-se no Processo Seletivo 2021.1!