null Alunos lançam revista sobre transformação digital no comércio exterior

Qua, 28 Junho 2023 16:19

Alunos lançam revista sobre transformação digital no comércio exterior

Revista Ceará Global é uma iniciativa do Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) da instituição

Publicação digital já abordou tecnologia em comércio exterior, relações internacionais e energias renováveis no estado do Ceará (Foto: Divulgação)

Em um mundo conectado e digital, estratégias de ensino se expressam cada vez mais por meio de modelos híbridos, com incontáveis possibilidades de combinações. A junção de metodologias ativas com modelos flexíveis, aliada a processos ágeis, traz contribuições importantes para o desenvolvimento e preparação de futuros profissionais. A partir dessa premissa, surge a revista digital “Ceará Global by Nupex”.

Desenvolvida pelo Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex), do curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, a publicação chega à sua quarta edição no dia 30 de junho, com o tema “Transformação digital no Comércio Exterior”. A revista é elaborada por alunos da graduação e enfatiza assuntos relacionados à internacionalização de negócios do Ceará.

A publicação digital surgiu a partir do Ceará Global, projeto de extensão da Unifor em parceria com a Câmara Brasil Portugal, Câmara de Comércio Exterior & IE da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Sebrae e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A Universidade ficou responsável pela governança das redes Ceará Global, que possui perfis no LinkedIn, Instagram e Facebook, nos quais os estudantes publicam notícias diariamente.

Os conteúdos elaborados pelos discentes são todos feitos em inglês, com o intuito de expandir o projeto para além dos muros da Unifor. A revista mensal é o lançamento mais recente da iniciativa, e já foi publicada com os seguintes temas: Tecnologia em Comércio Exterior, Relações Internacionais no Ceará e Energias Renováveis no estado.

“A ‘Ceará Global by Nupex’ é um dos produtos realizados com uso de metodologias ativas e integrativas adotadas nas atividades práticas do núcleo. São estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes e na construção do processo de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida. O Nupex se preocupa em colocar os alunos em contato com o mercado, e a revista digital é mais um passo nessa direção”, afirma Mônica Luz, docente do curso e coordenadora do núcleo.

A publicação digital é dividida em cinco seções – editorial, matéria de capa, publicações realizadas pelos alunos nas redes do projeto, entrevista com personalidade da área e referências utilizadas – e supervisionada por Larissa Amaral, professora da graduação em Comércio Exterior da Unifor. Para a quarta edição, os estudantes entrevistaram Sérgio Amora, CEO do Grupo Amora, Diretor da Ramora Serviços de Despachos Aduaneiros e presidente do SINDACE-Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Ceará.

Para Rebeca Aguiar, discente do oitavo semestre do curso de Comércio Exterior, a iniciativa de desenvolvimento da e-magazine 'Ceará Global by Nupex' tem sido espetacular.

(Foto: Arquivo pessoal)

“Como aluna, a oportunidade de participar do projeto já é uma experiência incrível por si só. Com a adição de lançamentos das revistas mensais a partir de março, foi intensificado o processo de networking, exercício da língua inglesa e conhecimento dos temas em si, que são extremamente atuais e pertinentes, voltados para logística, tecnologia e energias renováveis. A possibilidade de entrevistar grandes nomes dos ramos também é incomparável – do setor público ao privado, são figuras admiráveis, que transmitiram conhecimentos valiosos”, pontua Aguiar.

Projeto Ceará Global – Revista 'Ceará Global' by Nupex
Redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook