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Qui, 3 Agosto 2023 10:44

Da clínica médica para a sala de aula: a atuação de Tadeu Gonçalves

Docente de Medicina da Universidade de Fortaleza compartilha desafios e experiências da profissão 


Tadeu Gonçalves, médico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professor da Unifor (Foto: Guilherme Daniel Alecrim)
Tadeu Gonçalves, médico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professor da Unifor (Foto: Guilherme Daniel Alecrim)

Cuidar das pessoas acima de tudo, seja no consultório ou na sala de aula. Esse é o lema de Tadeu Gonçalves, docente do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Especialista em Clínica Médica e mestre em Farmacologia, Tadeu vivencia os desafios de conciliar a sua atuação como médico no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e professor na Unifor. No hospital, ele segue a sua especialidade, a qual representa a base do cuidado do adulto, principalmente no processo de diagnóstico e acompanhamento de situações complexas.

Nesse mesmo segmento, ele aplica o seu trebalho nas salas de aula. “Utilizo minha experiência na minha área principalmente como forma de reforçar as habilidades de raciocínio diagnóstico e formulação de plano de cuidados nos alunos, duas áreas fundamentais para a atuação profissional deles como médicos”, explica o docente.

Na Universidade, ele atua como tutor do quinto semestre de Medicina, além de ser professor do Laboratório de Habilidades do sexto semestre da graduação. Segundo ele, os principais desafios para os professores na formação de futuros médicos partem da geração denominada de “nativos digitais”, acostumados com uma carga muito grande de informações de maneira imediata.

“Isso por vezes acaba prejudicando algumas características importantes ao médico, como a necessidade de foco, a paciência e a capacidade de interação com o outro de forma presencial. Pontos em que o curso ajuda bastante na formação de nossos alunos, com sua importante carga de atividades práticas”, declara. 

Apesar desse cenário, o docente destaca que as estratégias utilizadas pela graduação para integrar a teoria e a prática durante o processo de ensino-aprendizagem viabilizam uma formação integral de profissionais de qualidade:  

“Esse é um ponto chave no curso de Medicina da Unifor. Os alunos são apresentados aos ambientes de prática desde o primeiro semestre e seguem ao longo de todo curso. Todo conhecimento é contextualizado por meio das estratégias de aprendizado ativo, de inúmeras atividades com simulações realizadas durante o curso e com o contato com pacientes dos mais diferentes níveis de complexidade”.

Para o futuro do ensino na Universidade, Tadeu afirma que a grade do curso está continuamente evoluindo e se adequando para as novas necessidades em saúde e com os avanços tecnológicos. Exemplo disso é que, no momento, há um planejamento para a inclusão de uma disciplina sobre inteligência artificial na área.

Publicação de alcance nacional 

Além da atuação clínica e a docência, Tadeu também participou de publicações de alcance nacional. Ele produziu capítulos para as três edições do Manual do Residente de Clínica Médica, da Universidade de São Paulo (USP). 

Essa é uma das mais requisitadas obras do Brasil no segmento, que reúne especialistas em Clínica Médica para a elaboração de um completo material de consulta. Os materiais abrangem desde a promoção da saúde até os cuidados paliativos, passando por assistência a pacientes em ambulatórios, enfermarias, unidades de emergência e de terapia intensiva.