null Debate virtual sobre o Programa eVoice marca homenagem aos professores municipais de Fortaleza

Ter, 3 Novembro 2020 18:12

Debate virtual sobre o Programa eVoice marca homenagem aos professores municipais de Fortaleza

O evento aconteceu na tarde do dia 30 de outubro, a partir da plataforma Google Meet, com debate sobre o tema “Programa eVoice: avanços e desafios”


O aplicativo VoiceGuard e o curso em EaD Saúde Vocal em Foco são ferramentas que integram o Programa eVoice.
O aplicativo VoiceGuard e o curso em EaD Saúde Vocal em Foco são ferramentas que integram o Programa eVoice.

O webinar teve como objetivo apresentar os avanços e desafios do Programa eVoice - estratégia de promoção da saúde vocal amparada por tecnologias eHealth, além de ouvir os professores que já participaram ou não das oficinas para a captação de opiniões e divulgação das novas turmas ofertadas para o mês de novembro. Especialistas em fonoaudiologia apresentaram como as tecnologias eHealth auxiliam no monitoramento da voz dos professores e na manutenção dos cuidados com a saúde vocal.

O webinar contou com a palestra da doutora em Saúde Coletiva Christina Praça Brasil, professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (PPGSC) da Universidade de Fortaleza (Unifor) e coordenadora das iniciativas de saúde vocal no Programa de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação de Fortaleza (Prosipe). O evento também contou com as presenças do fonoaudiólogo mestrando em Saúde Coletiva Felipe Neri e da acadêmica do curso de Fonoaudiologia Ana Paula Botão.

Durante o encontro, foram expostos dados referentes ao uso da voz no cotidiano e no dia a dia profissional, destacando-se a importância de monitorar a saúde vocal. Na oportunidade, foram apresentados o aplicativo VoiceGuard e o curso em EaD Saúde Vocal em Foco – que integram as ferramentas do Programa eVoice. “Temos um cenário no qual os problemas vocais atingem mais de 80% dos professores brasileiros, com poucas ações de promoção da saúde para esse público. Apenas 17% dos professores costumam realizar consultas periódicas com especialistas na área para prevenir as alterações vocais. Assim, o Programa eVoice configura como uma alterativa de educação e promoção da saúde vocal, utilizando-se de aplicativo e ensino a distância para otimizar o processo”, destacou a professora Christina Praça.

Cada turma do Programa eVoice envolve quatro oficinas (presenciais ou virtuais síncronas) e foi implantado em novembro de 2019 junto à Academia do Professor Darcy Ribeiro, da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o PPGSC. Vale ressaltar que, em virtude da pandemia de Covid-19, as oficinas foram virtualizadas. Ao todo, mais de 200 professores da rede municipal de ensino já foram beneficiados com as ações.

Acompanhe o Programa eVoice

O Programa eVoice mantém perfil no Instagram (@programaevoice) com o objetivo de compartilhar dicas relacionadas à saúde vocal e atualizações da oferta de novas turmas das oficinas.