null Pesquisa de pós-graduada da Unifor obtém primeiro lugar em evento nacional de reumatologia

Qua, 4 Novembro 2020 17:58

O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor Carlos Ewerton, do Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza

Sâmara Mota e o professor Carlos Ewerton, orientador do trabalho (Foto: Arquivo pessoal)

Os profissionais da área da saúde precisam atualizar-se constantemente sobre as suas áreas de especialização. Estar ciente dos avanços da tecnologia e acompanhar as novas descobertas científicas fazem toda a diferença na formação dos profissionais. A fisioterapeuta Sâmara Mota, mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, ficou em primeiro lugar no congresso de Atualização em Reumatologia (Atuar) com o trabalho sobre prevalência de Síndrome Metabólica (SM) em pacientes com Estenose do Canal Lombar (ECL), sendo o primeiro estudo brasileiro a abordar o tema.

Desde o início do mestrado, Sâmara sempre gostou da área de pesquisa e teve interesse em aprofundar os seus estudos na área de Estenose da Coluna Lombar, doença que afeta pessoas idosas e gera incapacidade funcional e dificuldades para caminhar. “O interesse surgiu por meio da experiência diária no acompanhar do processo de reabilitação de inúmeros pacientes com esse diagnóstico e entender as dores e limitações que ela pode gerar. Meu orientador, professor Carlos Ewerton, estuda a associação de fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes em várias doenças reumatológicas e logo sugeriu que pesquisássemos sobre a prevalência de Síndrome Metabólica (SM) em pacientes com Estenose do Canal Lombar (ECL)”, destacou a fisioterapeuta.

Intitulado “High prevalence of metabolic syndrome in patients with lumbar spinal stenosis: association with diabetes and elevated body mass index”, o estudo ficou em primeiro lugar na categoria Melhor Trabalho Científico no Congresso de Atualização em Reumatologia, um dos mais importantes congressos da área e que promove o debate de assuntos relacionados à prática clínica. Sâmara reforça a importância do seu orientador, o professor Carlos Ewerton, em sua trajetória no mestrado. “Além de um grande pesquisador, ele é extremamente focado e nos inspira a estudar e pesquisar com ética e precisão”, frisa.

Na pesquisa, foram avaliados 64 pacientes acima de 60 anos com diagnóstico de estenose, tendo sido registrada alta prevalência de síndrome metabólica nessa população de idosos. Os resultados obtidos demonstram, segundo a fisioterapeuta, possível associação entre Estenose e SM. Sobre a importância da pesquisa para os profissionais de saúde, Sâmara Mota reforça o compromisso com os pacientes. “O conhecimento dos profissionais da área da saúde sobre a progressão de doenças osteoarticulares e a possibilidade delas se relacionarem com fatores modificáveis abre margem não apenas para um melhor manejo terapêutico, mas para a importância do papel dos profissionais de saúde na educação dos pacientes”, complementa.

Assim como Sâmara, outros alunos da Unifor recebem apoio e recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas em suas áreas de conhecimento. E para os que pensam em seguir essa área, a fisioterapeuta com atuação em reabilitação de doenças da coluna vertebral tem um conselho: “se posso dar alguma dica aos colegas que desejam retornar ou ingressar no mundo da pesquisa é: escolham uma área de pesquisa que você ame estudar e que faça diferença na sua área de atuação, mas também que te desafie a fazer novas perguntas e buscar respostas. Pesquisar não te tornará apenas um bom pesquisador ou docente, mas também um melhor clínico e tudo isso impacta na forma como você cuida dos seus pacientes”.