null Defensoria Pública recebe inscrição para seleção de estagiários em Direito até 25 de março

Qui, 11 Março 2021 15:54

Defensoria Pública recebe inscrição para seleção de estagiários em Direito até 25 de março

A Universidade de Fortaleza é uma das instituições conveniadas à Defensoria, o que possibilita a participação de estudantes da universidade
 


O processo seletivo conta com cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%).para (Foto: Getty Images/Prostock)  
O processo seletivo conta com cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%).para (Foto: Getty Images/Prostock)  

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) lançou no dia 9 de março edital para seleção de estudantes de Direito que atuarão em vagas de estágio remunerado na instituição. Tanto as inscrições quanto a prova serão feitas de maneira remota, pela Internet. Há cotas raciais para negros e negras (20%) e para pessoas com deficiência (10%).

As inscrições vão até o dia 25 de março. Podem participar estudantes de cursos de Direito de instituições conveniadas com a DPCE, dentre elas a Universidade de Fortaleza, e as vagas estão distribuídas em 40 cidades cearenses. Os(as) selecionados(as) serão destinados a cargos já disponíveis e passam a integrar o cadastro de reserva de estágio remunerado da instituição.

+ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

Candidatos(as) pretos(as) e pardos(as) aprovados(as) no teste de conhecimentos serão posteriormente avaliados por uma banca de heteroidentificação, como preconiza a lei de políticas afirmativas e a instrução normativa expedida pela DPCE em novembro do ano passado. A coordenação do certame será feita pelo Núcleo de Estágio da Defensoria e a aplicação da prova será de responsabilidade do Instituto Evaldo Lodi (IEL), entidade com larga atuação no desenvolvimento de carreiras no Ceará.

“A ideia é que a Defensoria conte novamente com esse banco de talentos estudantes das muitas faculdades de Direito do Ceará. Os estudantes e as estudantes prestam uma imensa contribuição à Defensoria e temos orgulho de afirmar que muitos das nossas defensoras e defensores hoje são egressos desta política institucional que aproxima o universo acadêmico da instituição. Ao conhecerem a Defensoria, imprimimos nestes estudantes a missão e função social que a Defensoria representa no sistema de justiça”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas.

Serão aplicados à prova conhecimentos de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal. O teste terá, ao todo, 50 questões de múltipla escolha e será aplicado uma única vez a todos candidatos(as). As datas de aplicação do teste, resultados, prazos para contestação, assim como dias para efetuar inscrições, serão divulgadas nos canais oficiais da Defensoria na Internet (site oficial e redes sociais).

Os(as) aprovados(as) na seleção que forem convocados a assumir os cargos receberão bolsa e auxílio transporte. O(a) estudante selecionado(a) deve haver concluído, até a data da posse do estágio, pelo menos 50% da carga horária/crédito total do curso e estar regularmente matriculado na faculdade. O requisito não é necessário para concorrer ao certame, apenas para o ato da convocação.

No ato da inscrição, cada candidato(a) deverá indicar no mínimo uma cidade e no máximo duas nas quais tem pretensão de atuar. Também é obrigatório informar qual a preferência por turno (se manhã ou tarde), sendo que em estruturas da Defensoria Pública fora de Fortaleza o estágio será obrigatoriamente no período diurno.

“A Defensoria é um espaço no qual todos os dias nós, defensores e defensoras, aprendemos um pouco mais sobre o Direito, mas, sobretudo, sobre a vida. Lidar com populações vulneráveis treina o nosso olhar pro mundo. É, portanto, uma oportunidade ímpar para quem está na universidade e deseja atuar em defesa dos direitos humanos. Nosso tempo exige cada vez mais consciência e dedicação à luta por um mundo menos desigual”, destaca a diretora da Escola Superior da DPCE e supervisora do Núcleo de Estágio, defensora Patrícia de Sá Leitão.

SERVIÇO:
Seleção para estágio em Direito
Acesse o edital clicando aqui.
Faça sua inscrição.