null Dia do Bibliotecário: saiba como esses profissionais, tão importantes para a ciência, se fortaleceram na pandemia

Qua, 10 Março 2021 16:30

Agentes de transformação social, os bibliotecários foram desafiados a ampliar seu compromisso com a informação disseminada por tecnologias.

Leonilha Lessa é gerente da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

Na próxima sexta-feira, 12 de março, é comemorado nacionalmente o Dia do Bibliotecário. Dotado de amplo domínio sobre técnicas de organização e disseminação da informação, bem como de gestão de unidades de informação, o profissional de biblioteconomia tem papel fundamental em facilitar o acesso ao conhecimento, sendo um dos principais articuladores da promoção da leitura, da formação do leitor crítico, e da mediação do conhecimento técnico-científico.

Mas, quais são as atribuições desse profissional? “O fazer do bibliotecário é amplo e diversificado, desde a aplicação de técnicas da biblioteconomia como a catalogação e a classificação das obras, e o registro destas informações, nos mais variados sistemas; a mediação e localização da informação adequada; à gestão das unidades de informação. Quase tudo que envolve a biblioteconomia, hoje, exige algum grau de competência tecnológica”, explica Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Ela ressalta, ainda, a importância do bibliotecário como agente de transformação social: “Ele pode capacitar os indivíduos na busca e localização da informação de qualidade, podendo, assim, participar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, ao mesmo tempo que forma cidadãos que podem, como numa ação em cadeia, influenciar positivamente outros cidadãos”.

Essenciais ao saber

A bibliotecária Thailana Tavares, que faz parte do time da Biblioteca Central da Unifor, conta que, no contexto da pandemia, os profissionais dessa área foram desafiados a “redescobrir o poder que as tecnologias podem ter na sua atuação profissional”, destacando que seu papel vai além de viabilizar o acesso a informações de maneira remota. “O bibliotecário, dentro da sua natureza mediadora, se percebeu como um agente ativo e compromissado com a confiabilidade da informação em tempos de desinformação e infodemia [excesso de produção informacional], que são fenômenos potencializados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação”, adiciona ela.

De acordo com Thailana, as habilidades dos bibliotecários são essenciais no atual momento. “Sua expertise em verificar a autenticidade e a integridade das fontes de informação, bem como o relacionamento dessas informações com as necessidades informacionais do usuário, colaboram para a diminuição do ruído da comunicação científica, tornando o bibliotecário um profissional fundamental para o processo de tomada de decisões no âmbito do desenvolvimento da ciência”, finaliza a bibliotecária.

Equipada para o futuro

A Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza tem um papel essencial para a instituição, pois é responsável por organizar e compartilhar todo o conhecimento gerado dentro e fora da Universidade. Localizada no centro do campus, foi criada em 1973, e hoje conta com um acervo de mais 300 mil obras, sendo 20 mil livros digitais. Ela também dispõe de acesso a bases de dados de periódicos, incluindo o Portal de Periódicos da Capes, um diferencial ofertado a alunos, professores e funcionários da Unifor. Seus bibliotecários atuam de acordo com a divisão dos setores: gerência, periódicos, desenvolvimento de coleções, processamento técnico, videoteca, pesquisa e treinamentos, e empréstimos.

Essa ampla e moderna infraestrutura possibilitou, nesta pandemia, um importante suporte a toda a comunidade universitária. Sobre o assunto, Leonilha comenta: “A automatização do sistema da biblioteca da Unifor, em 1991, nos trouxe uma condição privilegiada. Isto nos permite estar sempre à frente no fornecimento de informação e serviço digital à comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza. A necessidade de adequação dos nossos serviços, no momento pandêmico, que exige isolamento social foi, de certa forma, facilitado por esta vanguarda”.

Clique aqui para conferir uma lista de serviços ofertados pela Biblioteca Central Unifor.