null Dia Mundial do Rim conta com ação apoiada pela Universidade de Fortaleza

Qui, 4 Março 2021 12:14

Dia Mundial do Rim conta com ação apoiada pela Universidade de Fortaleza

A ação é desenvolvida pela Pós-Graduação em Saúde Coletiva. O tema deste ano é “Vivendo bem com a doença renal”.

O Projeto Renal Health surgiu com o intuito de desenvolver estratégias tecnológicas de educação e auto monitoramento para a prevenção da doença renal crônica (Foto: Getty Images)

Desde 2015, a Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza realiza trabalhos através do Projeto Renal Health, coordenado pelo professor Geraldo Bezerra e que conta com a atuação de alunos da pós-graduação e graduação das áreas da saúde e tecnologia. O Projeto Renal Health surgiu com o intuito de desenvolver estratégias tecnológicas de educação e auto monitoramento para a prevenção da doença renal crônica e para facilitar a rotina das pessoas em tratamento. Para tornar o projeto mais acessível, foi desenvolvido o aplicativo Renal Health, disponível gratuitamente tanto na Google Play quanto na Apple Store.

Um dos trabalhos realizados anualmente pelo projeto é a campanha do Dia Mundial do Rim desenvolvida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. A data é comemorado em 12 de março. A iniciativa acontece de forma virtual em 2021 por conta da pandemia de Covid-19 e tem como tema “Viver bem com a doença renal”. Juliana Gomes, enfermeira, doutoranda em saúde coletiva e idealizadora do app Renal Health, ressalta a importância do evento quando pontua a necessidade de aumentar o conhecimento da população a respeito da Doença Crônica Renal.

“Dar visibilidade à qualidade de vida das pessoas com doença renal no Dia Mundial do Rim foi uma ação de muita sensibilidade, pois é um público crescente. Muitos ainda jovens e que precisam desenvolver estratégias para conviver com a doença e o tratamento”, ressalta Juliana Gomes.

A Universidade de Fortaleza oferece total apoio às ações desenvolvidas pelo Projeto Renal Health. Nesta edição as ações serão realizadas de forma online, até 11 de março, no perfil da Renal Health no Instagram. Os interessados podem conferir lives que vão tratar dos assuntos de maior interesse das pessoas acometidas pela a doença. A programação completa você confere no perfil do projeto.

Doença renal

Os números da doença crônica renal no Estado mostram a importância do tema. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2019 havia 139.691 pessoas em diálise no Brasil. Como essa é uma doença silenciosa, os cuidados que o professor Geraldo Bezerra sugere são manter os exames de rotina em dia. “Como trata-se de uma doença que não apresenta sintomas nos seus estágios iniciais, realizar exames simples de sangue (dosagem de creatinina) e urina (proteinúria) pode identificar precocemente se existe algum problema no funcionamento dos rins”, explica o professor.

É nesse cenário também que se faz fundamental o trabalho e empenho dos pós-graduandos em saúde coletiva. Com um contato mais próximo com a população, esses profissionais podem conscientizar os pacientes e desenvolver ações de prevenção, contribuindo dessa forma para a redução dos números da doença no país.

A Doença Renal Crônica (DRC) é atualmente um reconhecido problema de saúde pública no mundo, com aumento progressivo de sua carga de doença e custo, de acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Se não evitado ou controlado, esse aumento irá comprometer a qualidade da vida de seus portadores e familiares, além de onerar significativamente os custos do sistema de saúde. A DRC afeta todos os aspectos da saúde das pessoas: física (aumento da carga de doença cardiovascular, morbidade e mortalidade), social (baixa qualidade de vida, perdas de produtividade e emprego) e psicológica (pressões familiares e transtornos mentais)

Programa de Pós-Graduação em saúde coletiva

A Universidade de Fortaleza oferece o mestrado em Saúde Coletiva para quem quer tornar-se um profissional diferenciado através do aprofundamento do conhecimento, aplicado por meio do domínio de teorias e métodos diversos de pesquisa nos vários espaços de atuação na área da Saúde. Os profissionais tornam-se aptos a exercer pesquisa e docência no ensino superior na área de Saúde, habilitar-se para o doutorado e aprimorar a atuação profissional nos vários contextos, de forma a contribuir para a realização de ações que atendam os Desafios da Saúde Global.

O doutorado em Saúde Coletiva da Unifor oferece formação de excelência para quem quer alcançar o nível mais elevado na pós-graduação e se capacitar para formar recursos humanos na graduação e pós-graduação, além de alinhar-se com agendas de pesquisa que impactam na Promoção da Saúde das populações. Os profissionais com doutorado na área estão aptos a compreender a singularidade e diversidade sócio-sanitária, tecnológica e ética da Saúde, habilitados à docência e à pesquisa no Ensino Superior e na Pós-Graduação (lato e stricto sensu), bem como têm aprimorada a atuação em diversos contextos e podem contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes, através da aplicação prática do conhecimento científico produzido.