null Documentário sobre a vida do pesquisador Gilmar de Carvalho será exibido na TV Assembleia

Qua, 14 Julho 2021 10:44

Produzido por discentes da Universidade de Fortaleza, o filme poderá ser assistido em canais de televisão aberta e fechada durante o mês de julho.

Vítima da Covid-19, Gilmar de Carvalho espalhou a admiração pelo saber popular em mais de 50 livros. (Foto: Divulgação)

O documentário “Gilmar”, realizado em homenagem ao pesquisador e professor cearense Gilmar de Carvalho, será exibido na TV Assembleia durante o mês de julho de 2021. Larissa Estevam e Raul Felipe, alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, e estagiários da TV Unifor, a emissora experimental da Universidade, são os responsáveis pelo roteiro, produção e direção do documentário. O projeto teve o cineasta Glauber Paiva Filho como professor orientador.

Conhecedor das manifestações culturais do seu povo, Gilmar de Carvalho deixou mais de 50 livros e espalhou a admiração pelo saber popular entre os alunos. Ele faleceu aos 71 anos, em 17 de abril de 2021, vítima de complicações da Covid-19. O pesquisador, que tinha como principal área de interesse as  relações entre a Comunicação e a Cultura, fomentou e investigou atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri, além de acompanhar a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

O documentário teve sua estreia realizada em maio de 2021 pela própria TV Unifor e chegou a ser disponibilizado online. Ele conta com depoimentos de colegas professores, artistas, amigos, jornalistas e ex-alunos do homenageado. “Gilmar de Carvalho soube ver e mostrar a cultura cearense na sua quase totalidade. O seu olhar atento e a sua inteligência rara farão muito falta”, conta a pesquisadora e curadora de artes Dodora Guimarães, que participa do filme. A exibição da obra em canal aberto de televisão simboliza a importância e abrangência do legado de Gilmar, bem como uma nova etapa de acessibilidade ao conteúdo artístico-informacional produzido no meio universitário.

Exibição do documentário “Gilmar” na TV Assembleia
Datas:

• 20/07, terça-feira, às 20h30min;
  • 22/07, quinta-feira, às 15h;
  • 25/07, domingo, às 23h.

Canais:
TV Aberta

• Fortaleza: 31.1 (Digital HD) / 7.3 (Digital)
  • Sobral: 31.1 (Digital)
  • Juazeiro do Norte: 7.3 (Digital)

TV por Assinatura

• Canal 11 (NET/Claro)