null Engenharia Mecânica: laboratórios de prática do curso são referência no Ceará

Ter, 12 Janeiro 2021 15:10

Engenharia Mecânica: laboratórios de prática do curso são referência no Ceará

Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza prepara alunos para lidar com experiências empíricas de mercado por meio de laboratórios que contam com equipamentos únicos no Estado e no Nordeste.

Curso possui ampla carga horária prática e dispõe de laboratórios com equipamentos de ponta. (Foto: Delfina Rocha)

A prática faz parte do processo de aprendizagem em qualquer nova ou já conhecida habilidade. Treinar um conhecimento ou aperfeiçoar um método de trabalho faz toda a diferença na construção de um profissional de excelência, principalmente quando se trata de uma área tão exigente quanto a tecnologia. E é pensando nessa primazia de ensino que o curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, possibilita experiências de prática nos laboratórios do curso aos seus alunos durante toda a graduação.

A maioria das disciplinas do curso têm carga horária prática. Por si só, isso já é um diferencial em relação a outras Instituições de Ensino Superior (IES), tanto dentro do estado quanto fora dele. Isso faz com que o aluno possa interagir com equipamentos e softwares que ele vai encontrar no mercado de trabalho”, explica Lúcia Barbosa, docente e coordenadora do curso.

“Ver e praticar é diferente de apenas ter o contato teórico com os conteúdos ministrados”, esclarece Lúcia. O(a) aluno(a) de Engenharia Mecânica tem à disposição um grande número de laboratórios com equipamentos excepcionais no meio acadêmico, o que enriquece ainda mais sua preparação para lidar com os desafios profissionais dentro de sua área de atuação no mercado.

Estrutura e equipamentos exclusivos

A coordenadora afirma que o curso está sempre inovando seus equipamentos e destaca como sendo os únicos no Ceará: torno e fresa CNC ‒ Comando Numérico Computadorizado ‒, Máquina de Ensaio de Impacto Charpy e Dinamômetro para testes de motores. “Recentemente adquirimos 100 licenças do software Solidworks, utilizado para desenho mecânico e simulações”, adiciona.

Um dos laboratórios ainda conta com um Microscópio de Força Atômica, equipamento auxiliar na produção científica e no amparo a pesquisas em nível atômico. O Microscópio do curso é um dos únicos do Nordeste. Ele permite a visualização das imagens dos átomos, reproduzindo seus movimentos com grande precisão, além de transmitir informações sobre a natureza elétrica e magnética do material e sua homogeneidade.

Alguns dos equipamentos dos laboratório são:

- Centros de usinagem convencional e por CNC
- Metalografia
- Tratamentos térmicos
- Soldagem
- Refrigeração com câmara frigorífica
- Injetora e extrusora

Veja aqui a estrutura completa dos laboratórios do curso de Engenharia Mecânica da Unifor.

Corpo docente qualificado

Os professores da graduação em Engenharia Mecânica da Unifor são, em sua grande maioria, mestres e doutores inseridos na pesquisa científica e no mercado profissional. Esse fator acadêmico é de grande relevância para proporcionar ao aluno uma experiência rica, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, da profissão.

Lúcia aponta a importância de ter docentes com titulação e experiência de mercado para a formação profissional dos alunos. “Alguns desses professores já estiveram na área comercial e hoje só lecionam, mas trazem uma bagagem de conhecimento prático invejável. Outros continuam no mercado e trazem inovações e experiências para os estudantes que somente a vivência acadêmica não consegue trazer”, conclui a coordenadora.

Pensando em cursar Engenharia Mecânica?

Confira aqui as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado na área de Engenharia Mecânica. Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!