null Expresso 21: ser aluno Unifor é uma jornada promissora

Seg, 31 Maio 2021 11:15

Expresso 21: ser aluno Unifor é uma jornada promissora

Porta de entrada para a universidade, o projeto oferece palestras, oficinas, experiências digitais e rodas de conversa com alunos e professores sobre temas atuais 


Expresso 21 aproxima novos e futuros alunos à comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza (Imagem: Unifor/Divulgação)
Expresso 21 aproxima novos e futuros alunos à comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza (Imagem: Unifor/Divulgação)

A “viagem” foi longa, o ritmo acelerado. Mas valeu a intensa maratona de estudos e cada sonho acalentado à sombra do Enem para pôr a mão no canudo. Hora de abraçar o próximo destino, afivelar a bagagem para o embarque imediato em direção à vida acadêmica, aquela que tem parada obrigatória de pelo menos quatro anos numa universidade. Um percurso tão estimulante quanto desafiador e que traz consigo novas inquietações: que linhas de atuação são possíveis numa determinada carreira profissional? Qual o leque de opções oferecido ao graduando em termos de estágios, intercâmbios ou desenvolvimento de projetos de iniciação científica? O que esperar de cada disciplina da graduação escolhida ou pretendida? Como posso turbinar desde os primeiros anos de formação superior um portfólio apto a disputar mercados? 

Na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, quem pega carona no projeto Expresso 21 encontra respostas plurais e nada convencionais para as perguntas típicas de um calouro ou mesmo de quem ainda queima pestanas para vir a ocupar os bancos acadêmicos. Elas chegam de modo lúdico e dinâmico, através de uma programação especial remota e interativa feita de rodas de conversa, oficinas, cursos rápidos, troca de experiências e palestras conduzidas por professores, graduandos e profissionais egressos ou convidados pela Unifor. Imersão polifônica e totalmente gratuita, acessada via canal oficial da TV Unifor no YouTube

“Com o Expresso 21, nosso intuito foi apresentar ao futuro aluno ou aluna da Unifor o mundo de possibilidades ofertadas internamente. E já convidá-los a otimizar o tempo acadêmico, direcionando-os para o que há de melhor e mais atual em suas carreiras e projetando com eles experiências futuras a serem vivenciadas aqui dentro e que farão toda a diferença lá fora”, adianta o vice-reitor de Ensino de Graduação, Henrique Sá. Um cartão de visitas hightec, uma miscelânea de atividades imersivas especialmente pensadas para aproximar os estudantes da dinâmica interna de uma universidade, sobretudo em tempos de ensino remoto ou híbrido, que se curvam às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19.


Professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação da Unifor (Foto: Ares Soares)

Assim é que, desde maio último, o Expresso 21 corre por uma via de mão dupla, atraindo para as mídias móveis o olho do estudante do Ensino Médio ainda indeciso quanto à profissão a seguir e também fisgando a atenção já focada dos discentes recém-matriculados na Unifor, curiosos diante do porvir. Por eles e elas, portanto, é que a Vice-Reitoria de Graduação mobilizou a Central de Carreiras e Oportunidades Unifor, além das coordenações dos quatro Centros de Ciências, a fim de filtrar conteúdos e tecnologias úteis e relevantes em cada grande área de conhecimento científico (comunicação e gestão, saúde, tecnologias e jurídica), revelando aos jovens interessados o suprassumo da “viagem” que é ser aluno ou aluna Unifor.


Professora Michelle Galvão, assessora pedagógica da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação (Foto: Ares Soares)
 

Trata-se de um esforço conjunto e entusiasmado para promover a integração e o planejamento antecipado da vida acadêmica do discente. Portanto, oferecemos desde rodas de conversa com uma egressa do curso de comércio exterior que hoje é case de sucesso, por exemplo, até oficinas sobre gestão do tempo ou como elaborar seu portfólio digital. Em junho e julho, o caráter da programação será mais oficinal, ou seja, vamos levar esse público a pôr a mão na massa, o que corresponde a conhecer de perto e experimentar um pouco da realidade das mais diversas carreiras profissionais. E vale destacar: o Expresso 21, além de ser gratuito, garante certificação para quem já sabe da importância de enriquecer o currículo desde os primeiros semestres da graduação”, frisa a assessora pedagógica da VREGRAD, Michelle Galvão.

A justiça pega carona

Ética e Direito Ambiental em A Lenda de Tarzan? Empoderamento feminino em Avatar? The Walking Dead e a sociedade sem leis?  É analisando o Direito a partir de séries televisivas, entre outras atividades propostas, que o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) integra o projeto Expresso 21, buscando despertar a curiosidade de quem ainda vai chegar ou chegou recentemente à graduação na Unifor. “Se queremos agregar valor à escolha dos estudantes pela Unifor temos que apresentar o ensino, a pesquisa e a extensão de forma inovadora, dinâmica e lúdica, tornando a reflexão sobre as pautas jurídicas algo próximo à realidade dos jovens”, opina a diretora do CCJ, Katherinne Mihaliuc.


Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor (Foto: Ares Soares)

Para brilhar os olhos de futuros acadêmicos, outras didáticas e ferramentas vêm sendo revalidadas entre os novatos que não imaginam existir no curso de graduação em Direito, por exemplo, um programa que pensa sobre Cidadania ou Direitos Humanos a partir das histórias em quadrinhos. Mas eis que a figura do Hulk invade a programação do projeto Expresso 21, abrindo espaço para o debate sobre ética e violência sem arroubos academicistas e no melhor estilo bate-papo. Uma prévia do que acontece o ano todo entre magistrados em formação.

“Todas essas metodologias de ensino são adotadas na graduação sob o guarda-chuva do programa Cidadania Ativa, que aposta em formas diversas de conhecimento e divulgação de direitos e deveres relevantes para a sociedade. No Expresso 21, pautas implicadas à contemporaneidade, como cyberbullying, violência contra as mulheres, feminismo, racismo ou meio-ambiente vêm à tona através de jogos imersivos, palestras, bate-papo com professores e profissionais convidados ou grupos de estudos - um aperitivo dos mais atraentes para debates e reflexões que se aprofundam semestre a semestre”, explica Katherinne.

Vencido o primeiro semestre da graduação em Direito na Unifor, a estudante Ana Paula Marques Rabelo, 18, provou e aprovou a jornada interativa proposta pelo projeto Expresso 21. “A programação do mês de maio foi bem diversificada e acabei optando pelas palestras e lives que trataram sobre intercâmbio e temas mais gerais ligados à sociologia e filosofia do Direito. É que tenho um sonho de morar e estudar fora desde criança. E nesses encontros virtuais percebi que tenho reais possibilidades de concretizar esses planos com o apoio da Unifor, que tem convênios com diversas instituições de ensino fora do país. Saber disso logo nesse primeiro semestre me deu mais ânimo ainda para acelerar os estudos e construir essas pontes”, vibra.


Ana Paula Marques Rabelo, 18 anos, aluna do curso de Direito da Unifor (Foto: Ares Soares)

A indecisão quanto à área de atuação em Direito a seguir também encontrou luz e guarida no projeto Expresso 21. “Assisti a algumas rodas de conversa com profissionais da área jurídica convidados a conversar sobre suas rotinas de trabalhos com os jovens estudantes. E foi aí que não me vi na função de juíza, por exemplo. Em contrapartida, como sempre tive interesse em Psicologia como segunda opção de graduação, saí dessa experiência pensando em atuar, quem sabe, junto aos Direitos Humanos. Mas também me flagrei atraída pelo Direito Penal quando assisti a um debate sobre como defender um assassino a partir de uma série televisiva. Adoro filmes e séries sobre investigação de crimes e gostei de pensar o tema a partir das considerações dos professores e dos experts do Direito. Então, afunilei meus interesses acadêmicos e devo continuar acompanhando a programação do Expresso 21 para identificar e aprofundar aqueles conteúdos que me chamam atenção desde já”, admite Ana Paula. 

Boas-vindas aos indecisos

Aos 24 anos, a estudante do curso de Marketing da Unifor, Maria Caroline Moura, lamenta não ter passado por um projeto como o Expresso 21 antes de cursar e interromper duas graduações anteriores por considerar ter feito escolhas erradas. “Acho importante acessar, logo nos primeiros semestres, ou antes mesmo de ingressar na faculdade, informações que ajudem a entender melhor a dinâmica interna de cada curso.  Isso porque muitas vezes achamos que conhecemos aquela profissão, mas é só na teoria, na prática pode ser algo bem diferente”, alerta a estudante. 

Para Caroline, nada como descobrir antecipadamente como de fato trabalham os profissionais de sua área de interesse profissional. “No Expresso 21, a Unifor abre esse espaço interativo entre estudantes ainda 'verdes' e profissionais maduros - e isso esclarece muitas dúvidas. Curso agora o segundo semestre em Marketing, finalmente certa de que estou no caminho certo e amando o que faço. Mas poderia ter perdido menos tempo se tivesse tido melhor orientação prévia e acesso até a informações sobre a infraestrutura da universidade, as tecnologias disponíveis, a ponte direta e necessária entre sala de aula e mercado de trabalho. O Expresso 21 faz esse tour pela Unifor e já revela todo esse potencial para o estudante que não quer errar na escolha ou no investimento”, observa a graduanda, já planejando se inscrever nas oficinas práticas ligadas ao Marketing e que integram a programação de junho do Expresso 21.

Serviço

Expresso 21: acesso por meio do canal da TV Unifor no YouTube, durante os meses de junho e julho de 2021.

Estude na Universidade de Fortaleza em 2021.2

Que tal ter aproveitar oportunidades incríveis como o Expresso 21? A Unifor tem o curso certo para você! Confira AQUI todas as informações e garanta sua vaga.