null Maria Clara Bugarim assume presidência de comitê internacional de Economia e Contabilidade

Ter, 18 Abril 2023 09:10

Maria Clara Bugarim assume presidência de comitê internacional de Economia e Contabilidade

Cerimônia de posse que conduzirá a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor ao cargo acontecerá no dia 8 de maio


Ao longo de sua carreira, Maria Clara Bugarim vem quebrando muitos paradigmas, alcançando posições de destaque e assumindo inúmeros cargos até então nunca ocupados por mulheres (Foto: Ares Soares)
Ao longo de sua carreira, Maria Clara Bugarim vem quebrando muitos paradigmas, alcançando posições de destaque e assumindo inúmeros cargos até então nunca ocupados por mulheres (Foto: Ares Soares)

A vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da  Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, Maria Clara Bugarim, tomará posse, no próximo dia 8 de maio, como presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea) para o biênio 2023/2024. A entidade é uma associação que reúne organizações profissionais em Economia e Contabilidade de países europeus e americanos com raízes latinas, que juntas representam mais de um milhão de profissionais.

Primeira mulher a presidir a instituição, a profissional foi eleita ao cargo, por unanimidade, na Assembleia Geral do CILEA, realizada na cidade de Pau (França) em 9 de dezembro de 2022. A Primeira Vice-Presidência coube ao profissional espanhol Valentín Pich Rosell, Presidente do Conselho Geral de Economistas. Integram também integram o novo Conselho de Administração, como vice-presidentes para seus respectivos países:

  • Gustavo Gil Gil , Delegado da Associação de Auditores ou Contadores Públicos da Bolívia
  • Javier Anaya Lorduy , Presidente da Federação de Contadores Públicos da Colômbia
  • Philippe Arraou, Delegado do Conseil Supérieur de l'Ordre des Experts Comptables e da Compagnie Nationale des Commissaires aux Comptes de France
  • Claudio Siciliotti, Delegado do Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili da Itália
  • Laura Grajeda Trejo , Presidente do Instituto Mexicano de Contadores Públicos
  • Paula Franco, Presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados de Portugal

Sobre Maria Clara Bugarim

Clara Bugarim é doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e em Contabilidade, pela Universidade de Aveiro/ Minho, em Portugal. A vice-reitora é graduada em Ciências Contábeis, Administração de Empresas (ambas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió) e em Direito (Unifor), tem especialização em Administração de Recursos Humanos e em Auditoria (Centro Universitário Cesmac-Fejal), além de mestrado em Controladoria e Contabilidade pela FEA/Universidade de São Paulo (USP). 

Por sua determinação e por quebrar paradigmas, vem alcançando posições de destaque nas áreas governamental, acadêmica e das entidades de classe, assumindo inúmeros cargos até então nunca ocupados por mulheres. Maria Clara Bugarim foi a primeira mulher a assumir a Auditoria Geral do Estado de Alagoas, a primeira presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), a primeira presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), a primeira mulher a presidir o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), depois de mais de 60 anos de regulamentação da profissão, a primeira presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), a primeira mulher a ocupar a Presidência da Academia Brasileira de Ciência Contábeis (Abracicon) e, agora, a primeira representante do sexo feminino a presidir o Comitê de Integração Latino Europa-América (Cilea).


Maria Clara Bugarim é a primeira presidente do Comitê de Integração Latino Europa-América (Foto: Divulgação)

Em razão da sua luta pelos direitos e garantias da classe contábil, foi agraciada com diversas homenagens, títulos de cidadania (Pará; Paraíba; Piauí; Mato Grosso; Rio Grande do Norte e Sergipe; e das cidades de Belém-PA; Belo Horizonte-MG; Fortaleza-CE, Maceió-AL; São Luís- MA e Santana do Mundaú-AL) e inúmeras condecorações. A profissional foi a primeira mulher a receber a mais alta e importante comenda da Ciência Contábil brasileira, a Medalha do Mérito Contábil João Lyra, outorgada no 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade.

Autora de inúmeros artigos científicos, livros e de trabalhos técnicos publicados em congressos e convenções, Maria Clara reúne em seu currículo a realização de inúmeras palestras em eventos no Brasil e no exterior. Na Universidade de Fortaleza, além de ocupar a Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE), destaca-se por sua competente atuação docente no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração de Empresas da instituição, com inúmeros trabalhos voltados à modernização e à excelência  dos cursos de Ciências Contábeis. Atuou, ainda, na Direção do Centro de Comunicação e Gestão desta Universidade.

Comitê de Integração Latino Europa-América

O Comitê de Integração Latino Europa-América (CILEA) foi criado no XXX Congresso Nacional de Dottori Commercialisti, que aconteceu em Veneza em 1996, em razão da necessidade de dar maior visibilidade à atividade profissional exercida na área econômica e contábil, e promover uma sinergia entre os profissionais latinos dos dois continentes. O Comitê foi integrado por quatro países das Américas (Argentina, Brasil, México e Uruguai), quatro países da Europa (Espanha, França, Itália e Portugal) e um representante da Associação Interamericana de Contabilidade.

Os esforços do Conselho de Administração têm sido canalizados para o desenvolvimento de diretrizes de política internacional que se resumem na filosofia, questões cruciais para a profissão latina, como: as medidas a serem adotadas para garantir a responsabilidade pública do profissional após os escândalos internacionais; a exigência de representação internacional das pequenas empresas; a valorização do modelo latino de conhecimentos e competências profissionais: a salvaguarda da independência; a necessidade de normas internacionais de contabilidade mais adequadas às PME; o controle de qualidade dos benefícios profissionais; novas tecnologias no desenvolvimento da atividade profissional; os padrões de treinamento; e as habilidades profissionais exigidas para uma qualificação internacional uniforme e reconhecida, etc.

Mais informações: https://www.cilea.info/