null Orgulho Unifor: Docente tem artigo publicado em revista internacional de antropologia e sociologia

Qua, 16 Agosto 2023 15:35

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Claudio Sena é autor de resenha crítica sobre trabalho de ilustração em quadrinhos francês

Egresso da Unifor, Cláudio Sena é docente da instituição desde 2011 (Foto: Ares Soares)

Um dos pilares da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, a pesquisa acadêmica está sempre presente no dia a dia da instituição. Seja por meio da iniciação científica e de grupos de pesquisa voltados para alunos, seja por intermédio do estímulo à produção e publicação de conteúdos em periódicos internacionais por docentes e estudantes da Unifor.

Alinhado a essa visão, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudio Sena, teve uma resenha crítica publicada na Parcours Anthropologiques — revista eletrônica que veicula artigos de diferentes campos de interesse da antropologia e sociologia, bem como de demais áreas das ciências sociais.

O artigo integra o dossiê temático “Anthropologie et dessin(s)” (Antropologia e desenhos, em português), edição especial que traz textos referentes à relação entre ilustração e ciências sociais. No conteúdo, Sena analisa a ilustração em quadrinhos intitulada “Sous-traitées” (“Tercerizado”, em português), fruto do trabalho de doutorado e tese da socióloga Saphia Doumenc e da ilustradora Amélie Bridel, ambas pesquisadoras francesas.

Com direção da professora Marina Rougeon, que esteve na banca de doutorado de Cláudio, o dossiê também contou com a ex-orientadora de doutorado do docente da Unifor, professora Kadma Marques, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Propostas do artigo

Sous-traitées” traz um relato sociológico sobre duas mulheres trabalhadoras francesas submetidas a condições de trabalho precárias. Ambas encontram convergências em suas narrativas e lutas por mudanças.

Pesquisa científica analisada por Cláudio Sena foi materializada por meio da representação visual e textual em narrativa em quadrinhos (Imagem: Divulgação)

Cláudio explica que, além de avaliar o conteúdo gerado a partir da pesquisa de campo, o artigo se propõe também a evidenciar a importância das diversas linguagens no momento de materialização dos resultados científicos.

“A publicidade e a propaganda, a comunicação pensada de forma mais ampla inclui possibilidades diversas. Por que não recorrer aos formatos inovadores, disruptivos e mesmo lúdicos quando se pretende propagar resultados de pesquisas científicas? Neste ponto, identifico uma interseção fundamental”, afirma o pesquisador.

Trajetória marcada pela multidisciplinaridade

Segundo Cláudio, comunicação, arte, sociologia, antropologia e divulgação científica são áreas do conhecimento que se entrelaçam e que, de modo geral, refletem o percurso científico e profissional do docente até hoje. “Gosto da multidisciplinaridade, sobretudo no campo das ciências humanas”, frisa.

Tendo iniciado a trajetória acadêmica na graduação em Publicidade e Propaganda da Unifor, Sena passou pelo mestrado em Portugal e pelo doutorado sanduíche na França sem deixar de lado o mercado publicitário. Dentre suas experiências profissionais estão o trabalho como redator e planejamento em agências de comunicação.

Além de professor e coordenador da graduação em Publicidade e Propaganda, Cláudio Sena é um dos orientadores da 365 Lab, agência experimental do curso (Foto: Ísis Rebouças)

Ele relata que sempre se dedicou a diversas áreas. Além da comunicação, estudou, pesquisou e produziu sobre temas relacionados à sociologia, antropologia, novas tecnologias, entre outros. E embora o trabalho como coordenador, docente e pesquisador esteja demandando mais tempo nos últimos anos, Cláudio considera a área acadêmica e a carreira publicitária complementares.

“Não gosto muito de tratar separadamente a área acadêmica da carreira profissional enquanto publicitário. Por anos, conciliei o trabalho em comunicação com minha vida docente. Acho que até hoje são conciliáveis e se mesclam”, declara.

Unifor e internacionalização

Com experiência acadêmica em Portugal e na França, Cláudio reconhece a importância da internacionalização da Unifor, proposta que visa ampliar e fortalecer parcerias da Universidade com instituições de ensino superior fora do país. “Vivemos um momento importante na Unifor, que é também uma tendência cada vez mais propagada nos diferentes cenários acadêmicos”, ressalta.

Segundo ele, a promoção do pensamento científico, as comunidades acadêmicas, as edições de publicações científicas compostas por pesquisadores de diversas nacionalidades e centros de estudos são ações que as melhores universidades do mundo implementam.

“Na busca por cada vez mais excelência e qualidade em ensino e pesquisa, é natural que a Unifor se projete também para o mundo. Sobre o meu trabalho na
Parcours Anthropologiques, considero um caso bem sucedido de integração e internacionalização.”Cláudio Sena, professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor