null Pesquisadores atuam em grupo que contribui para o entendimento da área de Psicologia em saúde

Ter, 20 Abril 2021 11:55

Docentes articulam ensino, pesquisa e extensão na Psicologia, com o objetivo de transcender os muros universitários e agregar informação à sociedade

Professoras e alunos do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP - Saúde) da Universidade de Fortaleza, em foto de 2019 (Fotos: Ares Soares)

A elaboração de conhecimento científico em diferentes áreas tem sido fundamental para direcionar a população. Observando esse cenário, professores e alunos do Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde (LEPP - Saúde) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz associam prática e conhecimento para colaborarem com a promoção e a manutenção da saúde.

O LEPP - Saúde trabalha em uma perspectiva interdisciplinar e busca acrescentar conhecimento sobre temáticas de interesse social amplo, como fatores biopsicossociais que se relacionam com ações que contribuem para promover e manter a saúde. A atuação do LEPP - Saúde também abrange temas como saúde mental, cuidados paliativos, experiências com a morte e o luto, práticas de saúde e humanização, trabalho e formação profissional em saúde, medicalização e uso de drogas, tecnologias em saúde, aperfeiçoamento de políticas públicas de saúde mental e luto na Covid-19.

Segundo a coordenadora do Laboratório, professora Cynthia Melo, o projeto é de extrema importância para a Unifor, pois a iniciativa contribui para  a produção de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Transcendendo os muros universitários, o Laboratório de Estudos e Práticas em Psicologia e Saúde possibilita à sociedade contar com ações de formação continuada que contribuem para a qualificação dos profissionais de saúde e também atividades de intervenção e educação, como o projeto de pesquisa e prática “Pallium - Projeto de Extensão em Cuidados Paliativos nas Instituições da Comunidade”. Por meio dele, são realizadas ações semanais de intermédio em cuidados paliativos, com grupos de vivência com idosos.

Atuação na pandemia

O cenário da pandemia do novo coronavírus fez com que  o LEPP - Saúde realizasse levantamentos que contribuem para que os profissionais compreendam melhor os efeitos da doença em relação à população brasileira, identificando assim, os significados que os brasileiros atribuem à Covid-19, ao isolamento e à economia em tempos de pandemia. Além disso, o trabalho Laboratório possibilita reconhecer fatores preditores da adesão ao isolamento social e avaliar indicadores relacionados à saúde mental do brasileiro durante o isolamento.

A professora Cynthia Melo enfatiza que esse tipo de estudo é de grande importância para a sociedade e para a comunidade acadêmica.“Esses dados são importantes para alimentar as bases de dados da comunidade científica internacional. Além disso, podemos realizar ações de prevenção de agravos e promoção de saúde”, comenta a coordenadora do projeto.

Karla Patrícia, professora de Psicologia da Universidade de Fortaleza, reforça a importância dos estudos do Laboratório nesse momento e destaca a preocupação dos profissionais da área já com o período pós Covid-19 "A Psicologia se destaca como campo da saúde extremamente necessário. Prevemos muito trabalho, inclusive para o período pós-pandemia devido a problemas como depressão, estresse pós-traumático, luto patológico e ansiedade associada ou não ao pânico”, explica a profissional.

Psicologia

A graduação em Psicologia é para quem quer trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida. Psicólogos atuam junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas, no exercício de atividades como seleção, treinamento e adaptação de pessoal, assistência a pacientes, familiares e grupos em diferentes contextos sociais, além de elaborar, aplicar e analisar pesquisas de mercado.

Que tal aprender mais e cursar sua graduação na melhor universidade privada do Norte e Nordeste? Na Universidade de Fortaleza, ensino, pesquisa e extensão são de fato indissociáveis. A Unifor é considerada a melhor instituição de ensino particular do Norte e Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) pelo oitavo ano consecutivo. A qualidade do ensino, pesquisa e extensão da Unifor também é reconhecida internacionalmente. A instituição cearense está entre as melhores universidades do mundo para estudar de acordo com dois rankings de âmbito mundial: o “World University Rankings 2021”, feito pela entidade britânica Times Higher Education (THE), e o QS Latin America 2021, elaborado pela entidade britânica Quacquarelli Symonds (QS).

Os tempos são incomuns, mas sempre é tempo de aprender!  Confira as datas e escolha seu processo seletivo: