null Curso de Cinema e Audiovisual realiza 4º Pitching do CineExperiência Lab

Seg, 19 Abril 2021 16:41

Curso de Cinema e Audiovisual realiza 4º Pitching do CineExperiência Lab

A apresentação dos projetos será realizada em sala virtual e aberta ao público, nos dias 19 e 20 de abril

Os alunos da disciplina de Cine Experiência V apresentarão sete histórias diferentes desenvolvidas durante o percurso do semestre 2021.1 Foto feita em período anterior à pandemia.

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o 4º Pitching do CineExperiência Lab, no dias 19/04, a partir das 16h30 e no dia 20/04, a partir das 17h30. Em sala virtual do Google Meet, os alunos da disciplina de Cine Experiência V, ministrada pela professora Lis Paim, apresentarão sete histórias diferentes desenvolvidas durante o percurso deste semestre, 2021.1. Os projetos serão divididos nos dois dias de apresentações e será aberto ao público

As histórias selecionadas seguirão em desenvolvimento no Cine Experiência Lab, preparando o projeto para realização, qualificando os processos, a partir de debates e oficinas. O júri será composto pelos seguintes profissionais do cinema cearense: Glauber Filho, Luciana Vieira, Natália Maia e Samuel Brasileiro.

A prática do  pitching  é uma rotina no mercado do audiovisual, servindo de porta de entrada dos projetos nas redes de parceiros para a realização. É também um momento de aperfeiçoamento dos roteiros, que se submetem a questionamentos em diversos âmbitos, desde a própria estrutura da narrativa ao aprofundamento dos conflitos de seus personagens.

Para a professora Bete Jaguaribe, coordenadora do Curso de Cinema da Unifor, o pitching é um dos momentos mais importantes nos processos de formação e  criação dos alunos. "Funciona como ambiente de aperfeiçoamento, de questionamento e de troca de experiência"- observa a professora Bete Jaguaribe.

O pitching compartilha os projetos “Pêndulo" / de Arthur Bezerra e Luana Correia; “Um Dia de Praia" / de Antonio Moura e Rebeca Girão; “A fazenda no fim da rua"/ de Iara Forte, Fernanda Santos e Lara Yamato; “O convite"/ de Rafael Rivas e Gabriel Girão; “Os passos"/ de Luma Kelly; “A parte que falta"/ Nicole Nasser, Rodrigo Giorgetta e Bárbara Sena; “Figuras no Espelho"/ Nathan Ary, Pedro Simão e Marina Parente.

CineExperiência Lab

O CineExperiência LAB integra o Programa Cine Experiência do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza e tem como objetivo o desenvolvimento de curtas-metragens de ficção, partindo de uma visão integradora e colaborativa dos processos de roteiro, produção, direção e pós-produção.

Sendo um circuito imersivo de quatro (4) semestres, que se inicia com a disciplina de “Roteiro II”, quando os estudantes começam a construção das histórias. O percurso se estende em Cine Experiência V (Desenvolvimento de projetos), Cine Experiência VI (Realização), e Cine Experiência VII (Montagem e Edição).