null Professora lança Guia Farmacoterapêutico do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana

Qua, 13 Outubro 2021 18:03

O livro de Geysa Aguiar tem como objetivo orientar e esclarecer dúvidas sobre o uso adequado de medicamentos, possibilitando atendimentos mais seguros

Geysa Aguiar, professora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, em evento de lançamento do projeto. (Foto: Acervo Pessoal)

Professora do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, Geysa Aguiar Romeu apresentou o Guia Farmacoterapêutico do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (HDGMM). Lançado durante a VIII Semana Científica do hospital em setembro deste ano, o projeto contou com o apoio da Universidade, instituição de ensino ligada à Fundação Edson Queiroz, durante sua elaboração.

Idealizado desde 2017, o documento é um compilado de orientações e recomendações sobre a utilização adequada e racional de medicamentos, seguindo normas de padronização e considerando a avaliação dos pacientes na unidade hospitalar. A obra também disponibiliza informações básicas sobre prescrições e aborda procedimentos específicos, como o da gestação e de pessoas que vivem com HIV/Aids.

Segundo Geysa, o principal objetivo do livro é trazer segurança aos pacientes, visto que alguns funcionários do hospital enfrentavam impasses na mediação dos remédios: “O Guia busca tirar dúvidas e orientar os profissionais na prescrição e administração dos medicamentos, evitando equívocos e viabilizando atendimentos mais seguros para a população”.

“É uma felicidade poder ofertá-lo a uma instituição de tamanha grandeza [como o HDGMM]. Além disso, sei que ele pode ser utilizado por outros hospitais da Prefeitura [de Fortaleza], com a possibilidade de atingir e ajudar muitas pessoas”, afirma Geysa. Em seu trabalho, a professora também contou com a parceria de outros profissionais, como a farmacêutica Lívia Rocha.

Egressa do curso de Farmácia da Unifor, Lívia participou da produção do exemplar como responsável pela construção da tabela de estabilidade e diluição dos medicamentos. “Foi um prazer participar de uma obra tão importante, ainda mais em colaboração com uma profissional que foi minha professora e que tenho total admiração'', ela revela.