null Programa de Intercâmbio Acadêmico da Unifor tem inscrições abertas até 15 de setembro

Ter, 10 Agosto 2021 16:32

Alunos interessados em estudar no exterior durante o primeiro semestre de 2022 devem entrar em contato com a Assessoria para Assuntos Internacionais

O Programa de Intercâmbio tem como objetivo promover o intercâmbio acadêmico dos estudantes de graduação da Unifor, além de acolher os alunos estrangeiros (Foto: Getty Images)

O Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro de 2021. Os alunos interessados em participar no primeiro semestre de 2022 devem se inscrever virtualmente pelo e-mail da Assessoria para Assuntos Internacionais (international@unifor.br). Em caso de dúvidas, a Assessoria fornecerá orientações sobre o processo de forma presencial ou virtual sob agendamento prévio.

O Programa de Intercâmbio da Unifor tem como objetivo principal promover o intercâmbio acadêmico dos estudantes de graduação da Universidade, além de acolher os alunos estrangeiros. A ideia é a vivência de uma experiência acadêmica enriquecedora, por meio do convívio com outra cultura.

Quais os pré-requisitos para participar?

• Estar regularmente matriculado na Unifor;
  • Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso**;
  • Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada Universidade;
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
  • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico**.

Além da documentação necessária para ingressar na Universidade estrangeira, o aluno deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 453,00 na Tesouraria da Divisão de Assuntos Estudantis (DAE).

A lista de Universidades estrangeiras conveniadas está disponível na página do programa.

*O período de inscrição pode mudar com base na universidade estrangeira de interesse.

**Há exceções. Deve-se entrar em contato com a Assessoria Internacional para mais informações.

Relatos de quem já foi

João Victor Bessa contou com apoio da Unifor em seu intercâmbio para Portugal
(Foto: Acervo Pessoal)

João Victor Bessa é egresso do curso de Publicidade e Propaganda da Unifor e teve a oportunidade de fazer intercâmbio acadêmico para a Universidade Belas Artes de Porto (uPorto), em Portugal, durante sua graduação. “O processo, desde a inscrição até a chegada lá, foi super tranquilo. A única ‘complicação’ é a ansiedade com a espera do visto, mas a comunicação rápida e clara entre as duas instituições [Unifor e uPorto] foi perfeita e me deixou super tranquilo”, relata o publicitário.

Com o sonho de viajar e viver novas experiências fora do País, Brunna Veloso conheceu o programa de intercâmbio da Unifor e viu que era a oportunidade ideal para realizar seu desejo. Indo para a Universidade do Porto, em Portugal, a egressa do curso de Jornalismo conta que o intercâmbio foi a melhor decisão da sua vida: “Em seis meses eu tive uma nova visão do jornalismo, conheci pessoas incríveis, viajei para 10 países e amadureci uns cinco anos. Estar responsável por si é desafiador, mas o aprendizado é fenomenal. Para quem tem interesse, faça! Vale muito a pena”.

Brunna Veloso também escolheu Portugal para os estudos no exterior (Foto: Acervo Pessoal)

Tanto João Victor quanto Brunna reforçam como a facilidade do programa ajudou ambos a terem uma experiência plena e tranquila de intercâmbio, sem complicações. “A Unifor ficou responsável por toda a parte burocrática do processo ‒ acredito que seja a mais difícil ‒, e fez o contato direto com a Universidade do Porto. Fiquei responsável apenas por cuidar da minha documentação e estadia”, explica a jornalista.

“No final, acho que foi tudo o que eu esperava, além de ter aprendido muito sobre independência, resiliência e como contornar algumas adversidades. É uma ótima experiência para quem quer ter uma troca de cultura bacana e ainda melhorar o currículo e histórico acadêmico”, aconselha João Victor.

Programa de Intercâmbio Acadêmico Internacional 2022.1
As inscrições devem ser feitas de forma virtual até 15 de setembro de 2021.
Atendimentos presenciais ou online, com agendamento prévio.
Local: Vice-Reitoria de Extensão, 1º andar do prédio da reitoria.
Horário: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30min às 17h
Mais informações: (85) 3477-3127 ou international@unifor.br