null Representantes do TJCE visitam Unifor para consolidar parceria entre as instituições

Qui, 16 Dezembro 2021 15:18

Projeto em conjunto com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foca em pesquisas acadêmicas para aprimorar o funcionamento da Justiça cearense

A Universidade de Fortaleza recebeu os representantes do TJCE para discutir o projeto entre as duas instituições. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, e o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reafirmaram sua parceria na última visita realizada em dezembro pelos representantes do TJCE ao campus da Unifor. O momento de conversa tratou sobre o projeto de colaboração entre as duas instituições, consolidando a junção do poder público com a academia.

O encontro contou com a presença do superintendente administrativo do TJCE, Sérgio Mendes, e do juiz auxiliar da presidência da instituição, Ricardo Costa. Pela Unifor, compareceram a Reitora Fátima Veras; Milton Sousa, Vice-Reitor de Pesquisa; Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); e Vasco Furtado, coordenador do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA).

A iniciativa em questão baseia-se no desenvolvimento e aplicação de pesquisas acadêmicas que possibilitam avanços na qualidade de serviço da Justiça cearense. Demandas como o aumento da produtividade, por exemplo, poderão ser  solucionadas por meio da automação de processos, criação de novos indicadores qualitativos e uso de inteligência artificial. Além disso, a parceria também viabiliza a expansão do conhecimento científico para além da Universidade.

“Essa parceria é muito importante, pois viabiliza o desenvolvimento de pesquisas e inovações, gerando o que realmente importa: um impacto positivo na população. E esse é um dos principais pilares da nossa Universidade”, afirma o professor Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor.

Para o docente Vasco Furtado, é fundamental a união entre a ciência e o serviço público: “O encontro veio para consolidarmos esse projeto extremamente importante. É uma iniciativa que representa a utilização do conhecimento científico para resolver problemas e desenvolver melhorias para a Justiça do Ceará. Isso é muito relevante para a Universidade e seus pesquisadores”.