null Revista Tecnologia Unifor traz edição dedicada à pesquisa sobre a Covid-19

Sex, 17 Julho 2020 17:12

Revista Tecnologia Unifor traz edição dedicada à pesquisa sobre a Covid-19

A nova edição mostra exemplos de pesquisas que buscam compreender a dinâmica do vírus

A Revista Tecnologia divulga semestralmente conhecimento tecnológico e científico (Foto: Ares Soares)

A Revista Tecnologia, da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, divulga semestralmente conhecimento tecnológico e científico nas áreas de arquitetura, informática, engenharias e demais ciências afins. Nesta edição 41.1/2020, pesquisadores demonstram sua capacidade de se unir em busca do conhecimento frente ao atual momento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

Segundo a professora doutora Márcia Thelma, editora executiva da revista, com o início da pandemia foram priorizados as pesquisas e os estudos científicos voltados para a Covid-19. “Essa escolha demonstra o nosso compromisso e responsabilidade para com os nossos autores, colaboradores e principalmente a sociedade, buscando uma melhor compreensão do SARS-CoV-2, possíveis rotas de transmissão e seus efeitos, além de proposituras de soluções”, destaca ela.

Os artigos submetidos para publicação, foram avaliados em modo peer review (avaliação por pares), por professores doutores com expertise na área, sobretudo, pelo professor Márcio Pessoa Botto, PhD em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Consultor de Conhecimento e Pesquisa do Centre for Affordable Water and Sanitation Technology (CAWST).

Aos interessados, para submeter artigos à Revista Tecnologia, os manuscritos precisam ser inéditos. “Os autores devem possuir titulação de doutor, mestre ou profissionais com expertise na área de atuação. Caso sejam graduandos, devem ter um professor orientador doutor ou mestre como coautor. É obrigatório seguir as Normas da ABNT, diretrizes e template da Revista”, explica a professora.

Todas as edições da Revista são semestrais e divididas em volumes 1 e 2, publicados nos meses de junho e dezembro. “Mas dispomos da modalidade ahed of print, publicação antecipada ou avançada dos artigos aprovados no processo de avaliação peer review. Os textos são disponibilizados com a revisão ortográfica-gramatical e editoração concluídas. Essa modalidade publica artigos separadamente antes da composição dos números, acompanhados com o DOI (Digital Object Identifier), sigla em inglês para ‘Identificador Digital de Objetos’ usado para diferentes publicações científicas, proporcionando ao autor realizar a citação de seu artigo na literatura acadêmico-científica, importantíssimo para a divulgação de sua obra”, completa a editora executiva.

Durante o período da pandemia, incentivar o conhecimento à pesquisa científica é essencial. A professora destaca que pesquisadores são os responsáveis por tornar compreensíveis os fenômenos que fazem parte da natureza, buscando informar e alertar a sociedade e os governantes sobre os possíveis problemas. “Combater uma epidemia dessa ordem é primordial. O posicionamento científico deve ser pautado em estudo e pesquisas que podem subsidiar ações a serem tomadas, minimizando ou mesmo eliminando impactos adversos sobre a população e ao meio ambiente, preparando-nos para enfrentar cenários futuros”, encerra.