null Unifor Notícias Mobile: edição deste domingo, 07, destaca presença de mulheres na Universidade

Sex, 5 Março 2021 11:00

Publicação nº 47 do periódico traz depoimentos de alunas e professoras sobre a ascensão feminina nos espaços de trabalho, ensino e aprendizagem.

Série de matérias destaca presença de mulheres na comunidade acadêmica. (Foto: Delfina Costa)

Na próxima segunda-feira, 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em reconhecimento ao papel essencial das mulheres na sociedade e em consideração à sua relevância para a academia, a próxima edição do Unifor Notícias Mobile, cuja publicação ocorrerá no domingo de véspera da festividade, traz uma série de reportagens especiais que dão voz ao grupo diversificado de alunas e professoras que compõem a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Na Unifor, as mulheres são a maioria e, para destacar isso, a matéria que ilustra a capa reúne depoimentos de cinco discentes sobre como a presença de pesquisadoras, profissionais e colegas mulheres na rotina acadêmica faz toda a diferença na busca pela ascensão feminina nos espaços e pela igualdade social.

Em um relato pessoal, a professora Liádina Camargo Lima, coordenadora dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unifor, responde a seguinte pergunta: "O que é ser uma mulher pesquisadora?”. Já na Entrevista Nota 10 da semana, Maria Vieira Saintrain, pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor, aborda a importância da participação feminina na produção científica.

Na mesma edição, também será possível ler o comovente relato das professoras Ana Cláudia Farias e Priscila Medeiros, ambas “novas mamães” que lidaram com o desafio da gestação e da maternidade em meio ao atual cenário de crise sanitária.

Ainda sobre a pandemia do novo coronavírus, uma reportagem especial investiga sobre os impactos do isolamento social em relacionamentos amorosos, e outra responde uma dúvida cada vez mais comum sobre o uso de máscaras: é necessário vestir duas ao invés de apenas uma?

O trabalho acadêmico em destaque da semana é um produto de mestrado bem curioso: trata-se de um jogo para a educação de jovens pós-transplante renal. A pesquisa é de Isakelly de Oliveira Ramos, egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

Você já pensou em ingressar no mercado financeiro? Se tornar um investidor? Se a resposta é sim, saiba que o próximo Unifor Notícias Mobile trará um episódio do UniforCast sobre a temática, intitulado “Como começar a investir?”

O Unifor Notícias é enviado por e-mail para todos os estudantes e professores da Universidade de Fortaleza e pode também ser conferido acessando as redes sociais da Unifor, no Facebook e Instagram.

Boa leitura!