null Unifor Notícias Mobile deste domingo (12) celebra os 50 anos da Universidade de Fortaleza

Sex, 10 Março 2023 16:42

Periódico digital da instituição também aborda a importância da saúde da mulher e explica o que faz um bibliotecário

Inaugurada 1973, a Unifor passou por inúmeras transformações, tanto de infraestrutura quanto de sistemas educacionais, sempre priorizando a excelência de ensino (Foto: Ares Soares/Acervo da Unifor)

A edição nº 152 do Unifor Notícias Mobile (UNM) celebra os 50 anos da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz. Sempre na vanguarda para formar líderes e profissionais de excelência, a Unifor completa cinco décadas de impactos científico, cultural e econômico no Ceará com uma história construída a muitas mãos, por colaboradores e estudantes.

No Brasil, as mulheres representam a maior parcela da população, correspondendo a 51,8% do total de pessoas no país. Pensando nisso, o jornal da Unifor apresenta a saúde da mulher e explica a importância da área para a manutenção do bem-estar feminino.

Você sabe o que faz um bibliotecário? Esses profissionais atuam na organização e administração de bibliotecas, além de mediar a informação e o conhecimento para as pessoas. Conversamos com representantes da classe para entender melhor esse ofício.

Na Entrevista Nota 10 desta semana, conversamos com a contadora Anna Beatriz Maia, mestre e doutora em Administração e Controladoria. A docente do curso de Ciências Contábeis explica o que é controladoria e governança corporativa, além de falar sobre contabilidade em times de futebol e a presença feminina no mercado contábil.

O UNM deste domingo ainda mostra a Biblioteca Acervos Especiais e sua mais nova coleção adquirida, com 3.029 livros datados a partir do século 19. O conjunto inclui obras de origens variadas — todas em ótimo estado de conservação — e contempla assuntos relacionados à arte, cultura e história, trazendo um grande potencial para pesquisa.

E na coluna Pesquisa Unifor, você vai conhecer o trabalho de Lara Nascimento, egressa do curso de Direito. No estudo, que foi publicado em um livro internacional, ela busca discutir as condições que as mães e gestantes presidiárias enfrentam no sistema prisional do Ceará.

Já ouviu falar no Bootcamp de Startups do Unifor Hub? O UniforCast da vez fala sobre a 2° edição do programa que visa fomentar uma primeira experiência empreendedora entre os estudantes da Universidade. Convidamos o coordenador do Unifor Hub e professor da instituição, Leo Lacerda, para o bate-papo da semana.

O Unifor Notícias é enviado por e-mail para todos os estudantes e professores da Universidade de Fortaleza e pode também ser conferido acessando nosso Instagram oficial.

Boa leitura!