null Unifor realiza palestra em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Qui, 11 Fevereiro 2021 11:43

Unifor realiza palestra em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

O evento virtual é aberto ao público e conta com a presença de duas pesquisadoras professoras dos programas de pós-graduação em ciências médicas e psicologia da Universidade de Fortaleza 


As professoras Olívia Bessa e Luciana Maia participam da live sobre
As professoras Olívia Bessa e Luciana Maia participam da live sobre "Mulheres cientistas na linha de frente da luta contra Covid-19” (Fotos: Ares Soares / Arquivo pessoal) 

Nomes como o de Marie Curie, cientista polonesa que foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel e única personalidade a ganhá-lo duas vezes, marcaram o desenvolvimento da ciência, apesar do acesso de mulheres à educação formal ter sido dificultado por séculos. Desde 2015, o dia 11 de fevereiro foi instituído como marco à promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional. A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, reforça a importância da atuação feminina na ciência com a realização da palestra "Mulheres cientistas na linha de frente da luta contra Covid-19”. O evento virtual será feito no Dia Internacional das Mulheres na Ciência de maneira remota e terá a presença das professoras Olívia Bessa e Luciana Maia, dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas e Psicologia da Universidade de Fortaleza.  

O dia 11 de fevereiro foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU),  para reconhecer o papel feminino nos avanços da ciência e tecnologia. “Durante a pandemia de COVID-19, o papel crítico das mulheres pesquisadoras em diferentes estágios da luta contra COVID-19 ficou mais claro, desde o avanço do conhecimento sobre o vírus até o desenvolvimento de técnicas de teste e, finalmente, a criação da vacina contra os vírus”, avalia a professora Adriana Rolim, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza.

Mesmo com a larga contribuição feminina ao conhecimento científico, ainda assim há dificuldades para que haja a inserção das mulheres no âmbito da pesquisa. Por esse motivo foi escolhido esse tema para a palestra promovida pela Unifor. Neste ano, o tema escolhido para comemorar a data foi “Mulheres cientistas na vanguarda da luta contra COVID-19”. Os temas da live serão sobre educação e formação pessoal para o enfrentamento da pandemia e dificuldades enfrentadas para desenvolver pesquisas durante esse período.

Pós-Graduação Unifor

O mestrado em ciências médicas da Universidade de Fortaleza conta com um corpo docente de 16 professores, todos doutores. Com tradição no ensino e estrutura de qualidade, o aluno contará com todo o suporte necessário para expandir seus conhecimentos na área das ciências médicas. Os grupos de pesquisa integram áreas clínicas, experimentais e educacionais, dessa forma, o aluno tem a oportunidade para desenvolver pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos), translacional (laboratorial, mas voltada para aplicação à saúde humana) e educacional.

A Universidade de Fortaleza conta ainda com mestrado e doutorado em Psicologia. o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor foi criado há mais de 20 anos, contando com cursos que oferecem aprofundamento no processo de construção de conhecimento na área da Psicologia. O programa possibilita o acesso a diversas linhas de pesquisa em âmbitos como clínica, educação, saúde e assistência social. 

Serviço

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Data: 11 de fevereiro de 2021 
Horário: 17h30
Transmissão: Youtube, Instagram (@uniforcomunica) e Facebook (@uniforoficial)
Mais informações: (85) 3477.3071