null Universidade de Fortaleza realiza Colação de Grau presencial depois de dois anos de pandemia

Sex, 29 Abril 2022 17:46

Cerimônia reúne alunos, famílias, docentes e funcionários no campus da instituição para momento de celebração

Colação de Grau 2022.1 acontecerá no dia 1º de julho (Foto: Ares Soares)

Entrar na universidade é o sonho de muitas pessoas, e conquistar o diploma em sua profissão de escolha é o desejo de todo estudante universitário. Para celebrar o fim da jornada acadêmica de parte de seu corpo discente, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realizará a solenidade de Colação de Grau 2022.1 presencialmente, após dois anos de pandemia, no dia 1º de julho deste ano.

A cerimônia é um dos momentos mais significativos e aguardados pelos alunos ao longo de suas trajetórias universitárias. A colação de grau, também conhecida como ‘formatura’, é o momento no qual os graduandos dividem a conquista do diploma com colegas, amigos e familiares, e celebram o início de uma nova etapa de suas vidas.

A formatura é uma cerimônia acadêmica tradicional de caráter obrigatório para a outorga de grau aos alunos que concluíram seus cursos de graduação ou pós-graduação (Stricto sensu).
Conforme o artigo 53, inciso VI, da Lei Nº 9.394 de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira, a outorga de grau é exigida para a emissão e o registro do diploma do estudante de graduação.

"A Colação de Grau é a culminância de um projeto de vida dos estudantes que fecham um importante ciclo de formação e iniciam vários outros, fortalecendo a qualidade e excelência das competências e habilidades desenvolvidas na Universidade e que tão bem os prepararam para o enfrentamento do mundo do trabalho", afirma Karol Moura, professora da Unifor e assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da instituição.

Preparativos

A solenidade referente ao primeiro semestre de 2022 acontecerá no campus da instituição, mantendo o costume das colações presenciais. Os tradicionais discursos docente e discente, e o pronunciamento da Presidente da Fundação também serão mantidos, assim como o juramento dos formandos e a tão esperada outorga de grau aos concludentes, além da titulação aos novos mestres e doutores.

A professora Karol Moura explica que a Colação é minuciosamente planejada por vários setores da Universidade. Participam desse momento a Reitoria, as Vice-Reitorias de Ensino, de Extensão e Administrativa, a Secretaria Acadêmica, Diretoria de Marketing, Diretoria de Planejamento, os diretores dos quatro Centros de Ciências e os coordenadores dos diversos cursos da instituição. "O objetivo é proporcionarmos a melhor experiência possível para os nossos concludentes, desde o acolhimento até o momento de encerramento da solenidade", pontua a docente.

Requisitos

Para que o aluno possa participar dessa grande celebração, é necessário que tenha cumprido todos os requisitos institucionais e legais exigidos pela instituição, como: estar aprovado por nota e frequência em todas as disciplinas do fluxograma de seu curso de escolha, assim como ter concluído toda a carga horária, totalizando todos os créditos necessários, tanto de disciplinas obrigatórias como optativas.

A assessora reforça também a necessidade do aluno estar em situação regular com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para que possa se graduar. É preciso ainda realizar a atualização de dados cadastrais para o diploma digital no acesso do aluno na plataforma Unifor Online, e assinar a Ata de Colação de Grau no dia da cerimônia.

Solicitação de diploma

Desde janeiro de 2022, o diploma, independentemente do curso, é expedido em formato digital, por obediência ao Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, no dia seguinte à Colação de Grau, o graduado pode retirar o Certificado de Conclusão de Curso por meio do Unifor Online, no menu de Serviços, e solicitar o Diploma de Graduação, sendo necessário anexar o RG.

Após o requerimento, o diploma ficará disponível em um prazo de até 30 dias úteis após a Colação de Grau, e o aluno receberá uma notificação da Secretaria Acadêmica quando o documento estiver pronto. Enquanto isso, o estudante pode utilizar o Certificado, documento que possibilita ao novo profissional recorrer ao seu respectivo conselho de classe ou órgão similar para solicitar o registro profissional, assim como apresentar em propostas de emprego.