Indústria 4.0 potencializa a empregabilidade do engenheiro de produção

Você sabe o que é indústria 4.0? O termo entrou no vocabulário do mundo dos negócios nos últimos anos e refere-se à maneira como máquinas se comunicam e utilizam as informações para otimizar o processo de produção nas organizações. A quarta revolução industrial está fortemente ligada a atributos como conectividade, inteligência artificial, ciências de dados e internet das coisas.

Dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) referentes à 2018 apontam que menos de 2% das organizações do país estão inseridas na indústria 4.0. Os números mostram que o Brasil tem muito a amadurecer, sobretudo com a pandemia, que obriga as empresas a adotarem a inovação para permanecerem ativas. A situação cria oportunidades para os profissionais da Engenharia de Produção.

O engenheiro de produção é o profissional responsável por todos os processos produtivos de uma organização, desde a negociação para a compra de matérias-primas até a distribuição física dos produtos acabados. Por estar sempre em busca da melhoria contínua, esse perfil é o mais capacitado para atuar na implementação de processos inovadores dentro das organizações, que são a base da indústria 4.0.

Para quem estuda na Unifor, a vantagem é ainda maior. “Nosso currículo contempla diversas disciplinas na área de gestão, além de outras como Administração, Empreendedorismo e Inovação, Otimização de Processos e Engenharia Industrial. Tudo isso torna nosso egresso capaz atuar no mercado de trabalho das indústrias 4.0 com excelência. Considerando que ainda é um mercado pouco explorado em nossa região, os egressos terão grande possibilidade de inclusão, pois já possuem a capacitação técnica”, destaca o professor João Marcelo Carneiro.

Pensando em fazer Engenharia de Produção?

Como aluno de Engenharia de Produção da Unifor, você é preparado para integrar a tecnologia à gestão dos recursos físicos, humanos e financeiros necessários à melhoria dos sistemas produtivos de bens e serviços, ao atuar nos mais distintos processos de produção, como modelagem, implantação e manutenção.

A Unifor preparou novidades e vantagens para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área. Clique aqui e inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2021.1!

Engenharias, qual é a sua?

E-Book Engenharia Unifor

Engenharias, qual é a sua?