null Alunos do Centro de Ciências da Saúde realizam visita aos espaços de inovação

Qua, 1 Junho 2022 15:35

Alunos do Centro de Ciências da Saúde realizam visita aos espaços de inovação

Iniciativa faz parte da programação da terceira edição do INOVA-S e acontece no dia 03 de junho, às 13h30


Espaços de inovação da Unifor receberão a visita de alunos do Centro de Ciências da Saúde (Fotos: Ares Soares)
Espaços de inovação da Unifor receberão a visita de alunos do Centro de Ciências da Saúde (Fotos: Ares Soares)

A Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove uma visita técnica, no dia 03 de junho, de 13h30 às 15h30, para apresentar os alunos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) ao Parque Tecnológico (TEC Unifor), ao Espaço de Desenvolvimento de Empresas de Tecnologia (EDETEC Hub) e ao Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN). As inscrições estão abertas, mas as vagas são limitadas. 

A iniciativa antecede a terceira edição do INOVA-S, que acontece no dia 04 de junho (sábado), portanto, faz parte da programação do evento. O professor Ygor Eloy, coordenador do Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do CCS, detalha quais são os objetivos da visita técnica. "Os alunos conhecerão a estrutura e a equipe dos espaços, bem como as oportunidades que estão abertas para desenvolvimento de startups, aceleração de negócios, incubação de empresas e tudo que o Parque Tecnológico pode oferecer no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a área da saúde”.

Além do objetivo da visitação, o coordenador do NIP destaca o apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa para a área da saúde. “A VRP entende que o CCS é um local importante na pesquisa e produção científica da Universidade de Fortaleza e tem grande potencial para escalar o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores. O INOVA-S é uma excelente oportunidade para se criar uma cultura de empreendedorismo inovador na área da saúde”.

Capacete Elmo: case de inovação em saúde

Os alunos participantes da iniciativa serão apresentados aos detalhes do processo de construção do capacete Elmo, onde os primeiros conceitos e modelos foram desenvolvidos no LAPIN. Após ser testado e aprimorado, o aparelho foi produzido em larga escala e distribuído em redes de saúde pública e privada com auxílio do Governo do Ceará.


Capacete "Elmo" foi essencial na recuperação de pacientes com Covid-19 em escala nacional (Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará)

O equipamento hospitalar teve apoio de uma parceria público-privada, com a participação de gestores e pesquisadores Secretaria da Saúde (Sesa), via Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE); da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará); da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da empresa Esmaltec.

O Elmo foi o maior case de inovação do Brasil, durante o “Summit SENAI P&D + Impacto”. A conquista se deu em função da capacidade de reduzir em 60% a necessidade de intubação de pacientes com complicações da Covid-19.

Serviço

Visita técnica aos espaços de inovação da Universidade de Fortaleza
Data: 03 de junho de 2022
Horário: 13h30 às 15h30
Inscreva-se aqui

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.