null Diretores da Santa Casa de Fortaleza conhecem TEC Unifor

Seg, 28 Agosto 2023 15:48

Diretores da Santa Casa de Fortaleza conhecem TEC Unifor

Momento visou estreitar laços entre as instituições mediante parceria de pesquisa e inovação

A visita possibilitou discussões de pesquisas em conjunto, por meio de uma união entre a Unifor e o hospital (Foto: Arquivo Pessoal)

No último dia 21 de Agosto, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu a visita de representantes do hospital Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, para estreitar laços com a instituição de saúde, mediante parceria de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O momento aconteceu no TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade, e foi mediado pela Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP).

A visita, com viés de desenvolvimento científico, tecnológico e assistencial para a área da saúde, foi importante para discutir formas de atuação no ramo. Dessa forma, foram abordados temas como projetos de colaboração na telemedicina, dispositivos médicos avançados, sistemas de monitoramento remoto e outros avanços técnicos que visam a melhoria do atendimento prestado no campo da saúde.

Além disso, também foram discutidas possibilidades de pesquisa em conjunto para novos tratamentos, por meio da união entre a capacidade da Santa Casa em cuidados de saúde com a competência da Unifor em atuar no ramo da pesquisa, abrindo caminho para estudos rigorosos de casos clínicos.

“A interação entre Unifor e Santa Casa é muito importante, pois facilita o desenvolvimento de pesquisas e inovações entre as instituições, e impulsiona avanços médicos, diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, pontua Naiderson Lucena, coordenador de Inovação da Unifor.

O estreitamento de laços entre as instituições surge ainda como um atrativo para financiadores de projetos, sejam eles públicos ou privados. Isso permite que recursos sejam angariados para a melhoria dos serviços do hospital, que hoje possui 95% de seu atendimento a pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Syonara Rodrigues, diretora de inovação em saúde da Santa Casa, comenta sobre as perspectivas de convênios entre as duas instituições e afirma que objetiva conseguir uma multiprofissionalização de ensino e pesquisa de uma instituição hospitalar já vocacionada a isso.

“Buscamos ser reconhecidos também como instituição de ciência e tecnologia, que faz pesquisa, extensão, ensino, mas também inovação. Com isso, as duas organizações conveniadas podem vir a ter geração de conhecimento para a sociedade e melhoria do capital intelectual gerada no Ceará, especificamente pelos profissionais de ambas as instituições”, esclarece Rodrigues.

A diretora de inovação ainda afirma que espera a formação de profissionais qualificados no estado do Ceará: “Nós temos a experiência prática na Santa Casa, e a Unifor ensina o melhor modelo de atuação profissional”, finaliza.