null O que são big techs? Saiba como atuam na pesquisa em tecnologia

Ter, 13 Junho 2023 11:44

O que são big techs? Saiba como atuam na pesquisa em tecnologia

A capacidade de investir em pesquisa e inovação, lançando produtos disruptivos e criando mercados, é o que faz dessas empresas gigantes mundiais

As big techs trabalham com a coleta e processamento de informações para elaborar bens e serviços (Ilustração: Getty Images)

Elas influenciam o comportamento e o consumo da sociedade, estão sempre à frente quando o assunto é inovação e dominam a área em que atuam. As big techs são grandes empresas de tecnologia que vêm contribuindo para o desenvolvimento de tendências e produtos que facilitam nosso dia a dia, alcançando um alto número de usuários.

Muitas companhias trabalham com a coleta e processamento de informação para produzir bens e serviços para a sociedade, o mercado e, ainda, governos, impactando o cotidiano de maneira direta e indireta. Diversas iniciativas também ampliaram a conectividade mundial, transformando a comunicação.

Conforme enumera o professor Luiz Stephany Filho, coordenador do Parque Tecnológico (TEC Unifor) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, algumas das big techs mais conhecidas do mundo são:

• IBM,
  • Microsoft,
  • Amazon,
  • Oracle,
  • Facebook,
  • Apple,
  • Google,
  • Huawei.

O que torna as big techs gigantes?

Segundo o docente, o que torna essas corporações gigantes mundiais é a capacidade de investir em pesquisa e inovação, lançando produtos disruptivos e criando mercados que nem sequer existiam.

Além disso, é prática comum das organizações observarem empresas menores visando adquiri-las. “Quando julgam que o produto ou tecnologia que está nascendo é o futuro de alguma área, [as big techs] vão e compram a empresa em estágio inicial”, explica o coordenador.

“Dificilmente alguém inserido na vida urbana não utiliza algum produto de alguma big tech. Eu, por exemplo, escrevi este texto utilizando o Microsoft Word e não lembro a última vez que precisei escrever mais de uma ou duas páginas com lápis ou caneta”Luiz Stephany Filho, coordenador do TEC Unifor

Dessa forma, as gigantes atuam na fronteira do conhecimento tecnológico, garantindo que, quase sempre, tendências e produtos novos sejam lançados ao público por intermédio delas.

Presença constante no cotidiano

É inegável o impacto das big techs no dia a dia das pessoas. Muitos dos itens já inseridos nas rotinas pessoais e profissionais ao redor do mundo são produtos idealizados por essas empresas.

“A IBM criou o primeiro computador pessoal, a Microsoft automatizou o escritório com o [pacote] Office, a Google revolucionou o mercado de busca de informação e de publicidade”, exemplifica o coordenador do TEC Unifor.

As big techs estão presentes no dia a dia da população por meio de tecnologias cada vez mais disseminadas (Foto: Getty Images)

Essa presença constante contribui para facilitar as atividades e moldar o estilo de vida atual. “Quando eu viajava, há dez anos, levava mapas e cadernos com todas as anotações do que gostaria de visitar. Hoje, basta entrar em um aplicativo, como o Maps, Waze, Tripadvisor e dezenas de outros, para explorar rotas, restaurantes e pontos turísticos”, acrescenta Luiz.

Parceria com a universidade

O foco em pesquisa e inovação cria um terreno propício para o desenvolvimento de novas tecnologias nas big techs. Desse modo, a existência de uma ponte entre elas e a Universidade favorece o aprendizado prático dos estudantes, pois permite a aproximação deles com projetos e estudos vinculados aos novos conhecimentos.

É uma oportunidade de aprender o que é e o que será demandado pelo mercado empresarial e de trabalho”, frisa Luiz. Atualmente, a Unifor tem parcerias ativas com Huawei, Oracle e AWS, que disponibilizam treinamentos e desenvolvem projetos em conjunto com a instituição de ensino.

Além disso, as startups do Unifor Hub — espaço que apoia empreendedores interessados em criar, desenvolver e/ou consolidar negócios — possuem “créditos” para consumir os serviços dessas empresas.

O Hub de Inovação da Unifor apoia empreendedores por meio do uso e compartilhamento de área física, infraestrutura, recursos, facilidades, serviços e programas de apoio (Foto: Ares Soares)

“Temos um projeto com a Huawei, que consiste na formação de talentos em tecnologia de redes 5G”, cita. Segundo o coordenador do TEC Unifor, a aproximação das big techs com a Universidade acontece naturalmente devido ao seu reconhecimento como instituição de renome e tradição na área de tecnologia.

+ Orgulho Unifor: Aluno é selecionado como embaixador em programa da Huawei

TEC Unifor

Inaugurado em 2017, o Parque Tecnológico (TEC Unifor) é um complexo de desenvolvimento tecnológico e empresarial, sendo um case de sucesso desde o seu nascimento. Inserido no campus da Unifor, ele conta com cerca de 5.640m² que reúnem laboratórios e as mais diversas empresas locais, nacionais e internacionais.

O ambiente é divido em três pisos, sendo dois andares destinados à instalação de empresas com seus setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI); um Hub de inovação; e um lounge para acolhimento da comunidade acadêmica. O TEC Unifor ainda dispõe de laboratórios que possuem infraestrutura tecnológica para desenvolvimento de produtos e serviços.

Por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, as organizações instaladas no espaço têm a oportunidade de beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes, bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.