null Unifor apoia Arduino Day Fortaleza 2022 neste mês de março

Unifor apoia Arduino Day Fortaleza 2022 neste mês de março

Com inscrições gratuitas para alunos da Universidade de Fortaleza, o evento mundial acontece anualmente para o desenvolvimento de projetos de software e hardware

O Arduino Day é realizado em diversos países para celebrar o aniversário da plataforma Arduino. (Foto: Divulgação)

Buscando promover experiências e conhecimentos sobre inovação e tecnologia, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está apoiando o Arduino Day Fortaleza 2022, que acontece dia 26 de março, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza. O evento comemora o aniversário da plataforma Arduino, ferramenta aberta e livre para elaboração de projetos de software e hardware. As inscrições estão abertas, sendo gratuitas para alunos Unifor.

“A Unifor entrou como uma apoiadora do Arduino Day, entendendo que é um evento interessante na captação de alunos atraídos principalmente pelas áreas tecnológicas”, declara Daniel Chagas, coordenador do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN).

O Arduino Day terá uma programação com palestras, minicursos, competição de robótica, exposições de projetos, sorteios e kits de aprendizagem. Os interessados em disputar o torneio Seguidor de Linha devem realizar a inscrição em “Palestras e Exposições” e “Competição Seguidor de Linha”. Os participantes do evento terão direito a certificado.

O que é a Arduino?

A Arduino consiste em uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica, tornando a robótica mais acessível à sociedade. As comunidades de makers e entusiastas ao redor do mundo se reúnem durante um dia para trocar e compartilhar ideias e projetos tecnológicos a partir do manuseio da ferramenta.

Daniel Chagas pontua que o encontro objetiva contribuir para a aplicação da ferramenta no segmento educacional. “A plataforma Arduino ficou muito famosa por ser fácil de usar, ter um ambiente grande no ensino tecnológico e, também, ser usada por designers e artistas para fazer novas formas de experiências sensoriais. O evento tem como finalidade juntar essa turma que gosta de montagem e criação usando eletrônica, sendo muito utilizado para a educação tecnológica”, afirma.

Retomada do evento

Após dois anos de hiato por causa da pandemia de Covid-19, o Arduino Day será retomado na mesma sede prevista para 2020. À época, o evento deveria acontecer em 21 de março, mas a organização comunicou a suspensão faltando uma semana. A Unifor sediou a edição de Fortaleza em 2018. “A expectativa para esse ano é que tenhamos mais de mil pessoas participando, pois é um evento crescente de público a cada edição realizada”, finaliza Daniel.

Arduino Day Fortaleza 2022
Data: 26 de março de 2022
Horário: 07h30 às 12h30
Local: Instituto Federal Ceará (IFCE) - campus Fortaleza (Avenida Treze de Maio, 2081)