null Unifor apresenta projetos de saúde à Hapvida NotreDame Intermédica

Seg, 28 Agosto 2023 10:33

Unifor apresenta projetos de saúde à Hapvida NotreDame Intermédica

Momento aconteceu no parque tecnológico da Universidade com o objetivo de estreitar parceria com a maior operadora de saúde do Brasil

A visita contou com apresentação de seis aplicativos da área da saúde desenvolvidos por pesquisadores da Unifor (Foto: Madson Santos)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, recebeu, por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), representantes da maior empresa de saúde do Brasil, a Hapvida NotreDame Intermédica. O encontro visou estreitar a parceria com a instituição, apresentando aplicativos desenvolvidos pela academia que possuem o objetivo de lidar com temas referentes à saúde da população.

O momento aconteceu no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN), pertencente ao TEC UNIFOR, parque tecnológico da Universidade, e teve, ao todo, seis apresentações. Os visitantes puderam conhecer, de forma detalhada, o funcionamento de cada um dos dispositivos e como eles podem ser úteis no auxílio ao usuário, trazendo o desenvolvimento de uma vida saudável e até mesmo atuando como ator preventivo de enfermidades.

"A Unifor tem um propósito de impactar positivamente a sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. A área de saúde é prioritária devido o enorme efeito que pode gerar, assim, faz muito sentido desenvolver parcerias e projetos com empresas do setor de saúde, principalmente no que diz respeito à pesquisa e inovação", afirma Milton Sousa, Vice-Reitor de Pesquisa da Unifor.

Os projetos apresentados utilizam recursos de inteligência artificial e têm como objetivo aprimorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, desempenhando papéis cruciais tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças.

Ao empregar algoritmos avançados de aprendizado de máquina, a tecnologia pode analisar dados médicos com uma precisão e rapidez sem precedentes, auxiliando os profissionais de saúde na identificação precoce de condições de risco, na personalização de planos de tratamento e no monitoramento contínuo do progresso dos pacientes. Dessa forma, a simbiose entre a inovação tecnológica e a expertise médica está pavimentando o caminho para um futuro mais saudável e promissor.

Nesse contexto, a colaboração entre a Unifor e a Hapvida NotreDame Intermédica não é inédita. No início do ano, as duas entidades, junto à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à FAPESP, firmaram parceria no projeto CEREIA, no qual estão sendo criadas seis linhas de pesquisa com foco no desenvolvimento de soluções em saúde com o auxílio de IAs.

De acordo com Mayumi Ito, coordenadora de Inovação da Hapvida NotreDame Intermédica, a parceria com a Universidade mostra o interesse da empresa em investir em tecnologias para desenvolver soluções em saúde utilizando inteligências artificiais.

“É com o intuito de contribuir para uma saúde de qualidade, cada vez mais próxima da ciência, que vamos nos aproximando do ecossistema de inovação, por meio de programas que estimulam a prática de inovação aberta, intraempreendedorismo e desenvolvimento de soluções internas. Neste sentido, o time de Inovação realizou uma visita à Universidade de Fortaleza, na qual pôde conhecer a infraestrutura da Instituição, bem como alguns projetos na área da saúde, além de fortalecer a parceria com a universidade", pontua a coordenadora.