null Uma vez Unifor, Sempre Unifor

Seg, 28 Agosto 2023 10:35

Uma vez Unifor, Sempre Unifor

Aqui a graduação é só o início. Egressos, alunos e colaboradores contam os benefícios que os levam a permanecerem na Universidade de Fortaleza


Na lista de vantagens, os egressos contam com descontos, plataforma de suporte a carreiras, networking e muita confiança (Foto: Julia Donato)
Na lista de vantagens, os egressos contam com descontos, plataforma de suporte a carreiras, networking e muita confiança (Foto: Julia Donato)

Aqui a graduação há de ser apenas o início da jornada. Quem já fez algum curso na Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, pode (e deve) permanecer e manter o vínculo para seguir crescendo profissionalmente.

Não falta espaço e incentivo para isso. Dos descontos para apoiar a educação continuada ao acesso permanente à Central de Carreiras e Egressos ou à Biblioteca, a ordem continua a mesma: ajudar egressos, alunos e colaboradores a subirem sempre mais um degrau para aperfeiçoar o currículo e fazerem a diferença no mercado de trabalho e na produção de conhecimento.

Esta cultura de seguir em contato com a universidade após a formatura já é comum nos Estados Unidos e em países da Europa, mas só recentemente começou a se consolidar também no Brasil. Na prática, é uma via de mão dupla, com benefícios tanto para os egressos quanto para a instituição.

De um lado, o contato frequente com a instituição de ensino propicia o networking e a educação continuada. Do outro, as informações e os feedbacks dos egressos podem ser importantes para estabelecer modernizações no currículo de determinados cursos. O fato é que, em meio a esta troca, um grupo cada vez mais volumoso de pessoas vai permanecendo e acumulando conhecimento pelos blocos da Unifor.

A seguir, alunos e colaboradores contam porque escolheram manter o vínculo com a Universidade ano após ano e como essa relação contribui para que mudem de área, se reinventem, se aprofundem no conhecimento e construam uma carreira sólida. Para que sejam “Sempre Unifor”, como diz o próprio nome do programa de benefícios destinado aos egressos.

Entender o mercado e buscar a formação mais adequada

Caio Ribeiro tinha 17 anos quando se matriculou no curso de Comércio Exterior da Unifor. Não demorou muito para que ele conseguisse um estágio e se interessasse fortemente pela área de logística. Começou atuando na parte de cadastramento de mercadorias do Porto do Mucuripe e, desde logo, sentiu que ter a Unifor no currículo tinha um peso no mercado de trabalho.

Já formado, Caio seguiria trabalhando na área, desta vez na parte de logística da Posco — construtora que executou a Companhia Siderúrgica do Pecém. Mas, ao ver uma estrutura grandiosa como aquela ser construída, ele se encantou de vez pela Engenharia Civil. Decidiu então aproveitar o desconto de 30% na mensalidade por ser egresso do Comércio Exterior e fazer uma nova graduação.

“Além do conhecimento, a Unifor me proporcionou que várias portas se abrissem. Ter no currículo a Universidade de Fortaleza já pesa no mercado de trabalho. Senti isso nas concorrências que eu tive. A Unifor realmente tem um peso particular na vida das pessoas, na abertura de portas no mercado”, afirma.

Na graduação em Engenharia Civil, Caio seguiu aproveitando o contato estreito que a Universidade mantém com o mercado de trabalho e viu oportunidades surgirem. Atuou na execução de escolas públicas, galpões, lojas e em obras de saneamento da capital cearense.

Durante dois anos, mergulhou em uma robusta experiência com a construtora Diagonal. “Adquiri todo o meu know how de alto padrão lá", conta. Até que decidiu abrir a própria empresa, a Elevel Engenharia, hoje em fase de crescimento. “A demanda está aumentando, estou contratando gente e também quero me aperfeiçoar mais”, comemora.

Caio concluiu a segunda graduação no ano passado, mas, depois de uma década em contato frequente com a Unifor, decidiu que a pausa seria rápida e que gostaria de manter o vínculo com a instituição que o formou duas vezes. Decidiu então se matricular na pós-graduação em Gerenciamento de Obras Aplicado a Novas Tecnologias, uma forma de seguir aprimorando o conhecimento para ser aplicado na empresa.


“Estou na Unifor há uma década e vi o ensino melhorar ainda mais. Os professores têm mestrado e doutorado e há descontos para fazer pós-graduação e seguir estudando, o que te ajuda a se destacar no mercado de trabalho. Cada capacitação que você faz melhora o currículo.”Caio Ribeiro, egresso do Comércio Exterior e da Engenharia Civil e aluno da Pós-Unifor

Na docência, uma transição de carreira

Quando Caio cursava Engenharia Civil na Unifor, foi aluno da professora Larissa Amaral, que também segue na Universidade há quase uma década, tanto como docente quanto discente. A história dela mostra que, mesmo quando a porta de entrada é a do trabalho, há outras formas de aprimorar o vínculo e crescer.

Larissa conta que estava no último ano do mestrado, em 2014, quando foi contratada para o corpo docente da Unifor. “Ainda não tinha estudado na Universidade. Tinha até medo de andar no campus e me perder porque era um universo desconhecido”, relembra.

Quatro anos depois, ela migrou para o Centro de Comunicação e Gestão (CCG), onde hoje é coordenadora de convênios internacionais e ministra disciplinas no curso de Comércio Exterior. “A chavinha virou. Fiquei um tanto quanto viciada no comércio internacional”, diz a docente.

Já formada em Direito, iniciou ali uma transição de carreira. Os estudos da área voltaram-se ao comércio internacional, direito aduaneiro e internacionalização de empresas, e ela sentiu a necessidade de aprofundar o conhecimento no âmbito da gestão. Foi aí que a professora virou, também, aluna. 

Primeiro, fez um MBA em Gestão Empresarial. Depois, ingressou no Doutorado em Administração de Empresas também na Universidade. “São duas visões, dois cursos e duas propostas bem diferentes na mesma instituição, promovendo aí uma formação um pouco mais global e muito mais holística, tanto na parte prática do MBA como na teoria mais aprofundada do doutorado”, explica.

Larissa agora está se preparando para fazer uma parte do doutorado em Portugal, ainda neste semestre, por meio de uma mobilidade internacional na Universidade Nova de Lisboa. “Contei com os professores da Unifor e a boa reputação que eles têm para fazerem a recomendação e eu conseguir o acesso [à mobilidade acadêmica em Portugal]”, conta. Para ela, o fato de a Unifor oferecer benefícios como descontos aos professores é um estímulo importante à formação continuada.


“Aqui a gente experimenta bem o sentido de uma universidade. No meu caso, os acessos internacionais são facilitados pela boa reputação da Unifor quando vamos negociar um novo convênio internacional. A estrutura e a repercussão da instituição contam também na hora de conquistar um lugar em um curso estrangeiro.”
Larissa Amaral, docente do curso de Comércio Exterior e aluna da Pós-Unifor

“Voltei porque conheço e sei que é a melhor”

No sétimo semestre do curso de Medicina Veterinária, Thyago Ramos cultiva uma longa história com a Unifor. Foi lá onde ele começou Terapia Ocupacional e entendeu que não era a carreira que desejaria seguir, pouco antes de mergulhar de cabeça na Engenharia Elétrica e até abrir uma empresa com os amigos. A Anjos do Lar, que fazia de instalação de ar-condicionado a pequenas reformas, foi uma iniciativa que deu certo até a pandemia.

Durante a emergência sanitária, Thyago foi percebendo que, na realidade, gostaria de trabalhar com animais. “Sou do interior, de Itapajé, e lido com eles a vida toda. Sempre gostei de animais”, conta. Incentivado pela mãe, decidiu então buscar esta graduação na Universidade que já conhecia de perto.


“Voltei para a Unifor porque conheço e sei que é a melhor. Sou apaixonado pela Universidade, sempre gostei da estrutura e dos professores. Aqui sempre tive muitas possibilidades com bons estágios. Sou muito apaixonado por toda a estrutura de ensino e de oportunidades. Aqui, em qualquer curso, o aluno é visto.”Thyago Ramos, aluno da graduação em Medicina Veterinária

Na Medicina Veterinária, ele se encontrou tanto que decidiu aproveitar o tripé ensino, pesquisa e extensão ao máximo. Thyago faz parte do Centro Acadêmico, virou embaixador da Unifor e é monitor institucional pela Universidade. “Estou bem engajado. Gosto muito. Achei o que quero fazer para o resto da vida”, diz ele, que sonha em empreender na nova área.

Para Thyago, os grandes diferenciais que a Universidade oferece para a permanência de alunos e egressos é a estrutura e o ensino. “Para mim, a Unifor é oportunidade. Aqui é um local que vejo que tenho muitos caminhos pelos quais eu posso seguir. É saber que, o que eu escolher, posso me dar bem”, afirma o estudante, que está estagiando no Núcleo de Biologia Experimental (Nubex).

Seguir sendo Sempre Unifor

Caio, Thyago e Larissa estão entre os mais de 110 mil egressos formados pela Universidade de Fortaleza em 50 anos de histórias. Para manter o vínculo e o relacionamento com este grupo imenso de profissionais que estão fazendo a diferença nas mais diversas áreas Ceará afora, a instituição criou o programa Sempre Unifor.

Descontos, acesso a um acervo bibliográfico robusto e portas abertas para a plataforma de carreiras são alguns dos benefícios pensados para estreitar o relacionamento com quem já passou pelo campus mais arborizado de Fortaleza. Tudo isso traz muitas possibilidades para que egressos retomem o vínculo ao se reintegrarem por meio da pesquisa, do ensino e da extensão.


Os alunos que se formam na Unifor têm à disposição diversos benefícios, de descontos a serviços, para turbinar a carreira profissional (Foto: Ares Soares)

Desconto de 30% para fazer uma segunda graduação? Temos! Que tal também 20% de desconto em cursos de curta duração e MBA para te ajudar a seguir turbinando o currículo? Só não esquece de aproveitar e checar a maior plataforma de carreiras, que lá está sempre cheio de vagas para você se destacar no mercado de trabalho.

Bateu a saudade? Corre lá na página do Sempre Unifor e se inspire com as histórias de egressos que estão espalhados por aí, contribuindo com seu conhecimento pelo mundo. Cada pessoa que passou por aqui faz parte da nossa história!

Pós-Unifor, portas abertas para subir sempre mais um degrau

Se você já concluiu a graduação, a Pós-Unifor certamente terá muitas opções para que você continue subindo mais um degrau na jornada profissional e acadêmica. Na modalidade Lato Sensu, há cursos de especialização, MBA e aperfeiçoamentos. Na Stricto Sensu, abrace o mestrado e o doutorado. “Temos também cursos de curta duração, oferecidos para todos os níveis de ensino”, acrescenta a professora Christina Praça, diretora de Pós-Graduação da Unifor.

O egresso interessado na Lato Sensu já chega com a oferta especial de 20% de desconto na mensalidade, mas este não é o único benefício. “Ele conta com a permanência no corpo discente e continua usufruindo tudo o que a Universidade de Fortaleza, em termos de infraestrutura, oferece”, diz Christina, mencionando como exemplos professores e orientadores capacitados e os vastos acervos da Biblioteca.


“O maior benefício [de ser Sempre Unifor] é poder dar um upgrade na carreira. É poder fazer formações mais específicas na especialização para que encontre no mercado de trabalho uma alocação mais rápida, mais assertiva. (...) O egresso se fideliza na instituição que ele já conhece, com a qualidade e a referência que tem.”Christina Praça, Diretora de Pós-Graduação da Unifor

Há muitos benefícios também no Stricto Sensu, especialmente pela formação de qualidade. “Todos os nossos programas são muito bem pontuados pela CAPES e reconhecidos nacional e internacionalmente. Dá para o aluno, no mestrado, a formação para ser um pesquisador, um docente universitário; e no doutorado, para aprimorar ainda mais as habilidades de pesquisa, e fazer muito networking, muitas conexões com pesquisadores do Brasil e do mundo”, afirma a diretora da Pós-Unifor.

Além disso, a Unifor tem uma Central de Carreiras que ajuda a direcionar esse aluno, tanto da graduação como da pós-graduação, para o mercado de trabalho, oferecendo ainda formações específicas para algumas habilidades profissionais.

Entre as vantagens, a possibilidade do egresso fazer provas de proficiência em outros idiomas e um corpo docente altamente qualificado, além do acesso a laboratórios com tecnologia de ponta. “Há possibilidade de desenvolver pesquisas e publicar com elevada qualidade, de se tornar reconhecido no mercado profissional e no âmbito científico e participar dos eventos que a Universidade oferece continuamente”, considera Christina.

A maior plataforma para seguir desenvolvendo sua carreira

Sabe aquele apoio enorme que o aluno da Universidade de Fortaleza tem para desenvolver competências, acessar vagas e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho? Ele não se encerra ao fim da graduação.

O egresso também pode (e deve) se manter conectado à plataforma Unifor Carreiras. Por meio dela, ele pode visualizar e se candidatar a vagas de emprego e estágio (para quem ainda está na graduação) e deixar seu currículo para que empresas possam encontrá-lo.

Além disso, a plataforma ainda traz conteúdos sobre o mundo do trabalho e uma lista de eventos que a Central de Carreiras e Egressos promove para o desenvolvimento profissional de alunos e egressos, tanto na modalidade presencial quanto online, informa a gestora da Central, professora Carolina Quixadá. O acesso é gratuito!


“A Central de Carreiras possibilita essa inserção e conexão do mercado por meio da plataforma Unifor Carreiras. São poucas as instituições de ensino superior no Brasil que possuem uma plataforma deste porte e que oferecem esse tipo de benefício também aos seus graduados. É mais um motivo do egresso se orgulhar de ter passado pela Universidade, de ser Sempre Unifor.”Carolina Quixadá, professora e gestora da Central de Carreiras e Egressos da Unifor

Carolina diz que, se o egresso quiser manter o vínculo com a Unifor Carreiras, vai conseguir se manter atualizado e desenvolver ainda mais as suas competências em uma melhor preparação para o mercado de trabalho. “A ideia é que o egresso possa continuar sendo ajudado para a inserção e continuação no mercado de trabalho”, explica. 

Aqui, a Universidade quer manter o vínculo para crescer com você!