null Alunos da Pós-Unifor desenvolvem projeto de reintegração social de idosos

Ter, 2 Outubro 2018 09:45

Alunos da Pós-Unifor desenvolvem projeto de reintegração social de idosos

O #TBT, Throwback Technology, idealizado por João Mouzinho de Queiroz Neto, aluno do MBA em Gerenciamento de Projetos, já está sendo posto em prática no Lar Torres de Melo (Foto: Divulgação)

A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando ano após ano, de acordo com as últimas pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, embora positivo, esse cenário traz uma preocupação: como manter esses idosos ativos na sociedade?

Foi esse questionamento que levou o aluno do MBA em Gerenciamento de Projetos da Pós-Unifor, João Mouzinho de Queiroz Neto, a desenvolver o projeto #TBT (Throwback Technology), que pretende reintegrar idosos em realidade de abandono, através da tecnologia.

O nome do projeto veio a partir de uma hashtag muito utilizada nas redes sociais, o “throwback thursday”, que significa quinta-feira de lembranças, em uma tradução livre. Neste caso, ela foi alterada para “Throwback Technology”, que seria “de volta à tecnologia”, como a própria equipe se refere.

“No projeto, a tecnologia é inserida como ponte para melhorar a qualidade de vida dos idosos, permitindo novos aprendizados, maior contato social, possibilitando cuidados com a saúde e buscando promover a recuperação da dignidade que, para muitos, foi perdida com o abandono”, explica João Mouzinho.

Atualmente, sendo aplicado do Lar Torres de Melo, o #TBT é dividido em três “núcleos”: Sala de Cinema, Café com Tecnologia e Sala dos Computadores. No primeiro, a equipe atuará na construção de um cronograma para apresentação de filmes, curtas, séries, documentários, etc, que tragam temas relevantes, objetivando o entretenimento dos idosos com conteúdo, num momento de descontração e interação com voluntários através do Cine Debate.

No segundo núcleo, se realizará um evento onde os idosos terão acesso a tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, entretenimento (karaokê), interagindo e aprendendo diretamente com os equipamentos/tecnologia.

No último, será entregue uma sala completa (infraestrutura física, elétrica e equipamentos – ar-condicionado, computadores, impressora) para a instituição, para que sejam ministradas aulas de informática para os idosos, além da instalação de jogos com foco no desenvolvimento cognitivo, coordenação motora e outros aspectos.

“O corpo docente da Pós-Unifor tem oferecido todo o apoio necessário e fundamental para que o #TBT seja implementado. Temos recebido consultoria personalizada de professores que são mestres e doutores nas diversas áreas do conhecimento, sendo bastante positivo aos integrantes e executores, pois temos experimentado na pós-graduação experiências profissionais integralmente associadas ao mercado de trabalho”, salienta o idealizador.

Na edição de 2018 da Clinton Global Initiative University (CGI U), a Pós-Unifor teve doze projetos selecionados, entre eles o #TBT. O encontro, que reúne líderes e estudantes de todo o mundo para debater soluções relacionadas a questões globais, ocorrerá de 19 a 21 de outubro na Universidade de Chicago, Estados Unidos.

“Através do lema ‘Líderes que Transformam’, a Unifor tem quebrado paradigmas e feito de nós, seus alunos, protagonistas que podem fazer a diferença dentro e fora das quatro paredes de uma sala de aula. Eu acredito na educação, no estímulo ao estudo e às questões sociais, e a conjuntura de tudo isso colaborou para que o projeto #TBT fosse chancelado pela Fundação Clinton, nos Estados Unidos, tornando-se um projeto de reconhecimento Internacional”, conclui o aluno.

Além de João, outros cinco alunos do MBA estão participando do projeto: Ana Laura Escoto Esteche, Leandro Cavalcante Crisóstomo, Carla Maria Monteiro Soares, Gabriella Uchôa Rocha e Maria do Socorro Magalhães Frota.

O #TBT também recebe apoio das seguintes empresas: Agrícola Famosa; Arca Plast; Bugaboo Studio; Integral Polpas; Control Engenharia; Romana; Ibyte; Saraiva da Laranja; Sugestão Consultoria; Mazinho do Maracujá; Plena Gestão e Capacitação. A equipe do #TBT firma parcerias através do e-mail “projetotbt@outlook.com”.

Sobre o CGIU

O Clinton Global Initiative University surgiu em 2007 baseado no modelo de sucesso o Clinton Global Initiative, uma reunião de líderes mundiais para solucionar problemas globais. O CGI U funciona de forma semelhante, mas visando desenvolver a próxima geração de líderes em universidades ao redor do mundo.