angle-left Aula inaugural do Mestrado em Ciências Médicas recebe o cientista José Xavier Neto

Aula inaugural do Mestrado em Ciências Médicas recebe o cientista José Xavier Neto

O palestrante irá discorrer sobre os desafios experimentados pela comunidade científica durante a recente pandemia da Covid-19.


José Xavier Neto é cientista chefe da Saúde no Estado do Ceará, com cargo vinculado à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Foto: reprodução)
José Xavier Neto é cientista chefe da Saúde no Estado do Ceará, com cargo vinculado à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Foto: reprodução)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove no dia 20 de agosto aula inaugural online do Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas com o pesquisador José Xavier Neto, cientista chefe da Saúde no Estado do Ceará. A aula será transmitida ao vivo no canal do YouTube da TV Unifor e também por meio do canal 181 na TV a cabo Net, a partir de 19h30.

O tema da palestra será “O ofício da pesquisa em tempos de pandemia: a ótica do artesão”, na qual o palestrante irá discorrer sobre os grandes desafios experimentados pela comunidade científica durante a pandemia de Covid-19, além das dificuldades de comunicação dos cientistas com políticos, gestores de saúde e a população em geral.

Durante a pandemia de Covid-19, José Xavier Neto foi responsável pela estruturação e coordenação do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Ceará (Cisec), em funcionamento na Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESP/CE) com o objetivo de entender o comportamento da doença no estado e favorecer o desenvolvimento mais efetivo de estratégias e políticas de saúde.

A função de cientista chefe, cargo vinculado à Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), é ocupada por pesquisadores que auxiliam os gestores públicos do Ceará com consultoria de alto nível para provê-los de dados e conhecimentos que servem como subsídios para tomadas de decisões.

O Programa Cientista Chefe foi criado em 2018 pelo Governo do Estado do Ceará para facilitar a comunicação entre os órgãos públicos e as instituições de saúde, incluindo gestores e profissionais, proporcionando soluções científicas e tecnológicas que vão aprimorar os serviços e proporcionar mais qualidade de vida à população. 

Saiba mais sobre o Mestrado em Ciências Médicas

O Mestrado em Ciências Médicas tem duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com linhas de pesquisa em “Estudos Clínicos em Ciências Médicas” e “Estudos Translacionais em Ciências Médicas”; e Ensino em Saúde, com a linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento em Ciências Médicas”. Com metodologia diferenciada, o programa trabalha nos alunos o desenvolvimento de novas habilidades consideradas essenciais para os profissionais do século XXI, tais como liderança, capacidade de tomar decisões, compromisso social, consciência global, capacidade criativa e de inovação.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site do Mestrado em Ciências Médicas ou entre em contato por meio do e-mail ppgcm@unifor.br ou (85) 3477.3846.

Serviço

Aula inaugural do Mestrado em Ciências Médicas com o pesquisador José Xavier Neto
Data: 20 de agosto de 2020
Horário: 19h30
Convidado: José Xavier Neto 
Título da apresentação: O ofício da pesquisa em tempos de pandemia: a ótica do artesão
Onde assistir: Canal 181 Net e canal no Youtube da TV Unifor