angle-left Democracia é tema de aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional

Democracia é tema de aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional

A aula inaugural receberá o Prof. Dr. Nestor Osuna Patiño, que já atuou como juiz da Corte Constitucional Colombiana, para discutir sobre democracia na América Latina.


Nestor Osuno Patiño é atualmente membro do Departamento de Direito Constitucional da Universidade Externado de Colômbia. (Foto: Ares Soares)
Nestor Osuno Patiño é atualmente membro do Departamento de Direito Constitucional da Universidade Externado de Colômbia. (Foto: Ares Soares)


O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove no dia 18 de agosto, às 10h, a aula magna de 2020.2. Com o tema “Avanços e retrocessos democráticos na América Latina”, o encontro é voltado para estudantes de Direito e pós-graduandos em Direito Constitucional, e marca o início das atividades do semestre. O evento poderá ser acompanhado pelo Google Meet. Para participar, o interessado deve enviar e-mail solicitando inscrição para o endereço ppgd@unifor.br ou ingressar com o gmail no link meet.google.com/scb-andg-wqb. 

Sobre o tema, a professora Gina Pompeu, coordenadora do Programa de Pós-Graduação (PPGD), comenta: “Muito se falou que a democracia traria a efetivação dos direitos sociais: saúde, educação, moradia, lazer, etc. Toda a América Latina apostou nisso, mas apesar dos avanços democráticos e da participação popular, o que se constatou foi a concentração de renda, a desigualdade econômica e a falta de efetivação de direitos, o que causou frustração com a democracia”. Vale ressaltar que o PPGD Unifor é membro fundador da Rede Interamericana de Democracia e Direitos Fundamentais, RED-IDD, da qual o palestrante convidado Prof. Dr. Nestor Osuno Patiño também faz parte. 

O Prof. Dr. Nestor Osuno Patiño, advogado formado pela Universidad Externado de Colombia, é doutor em Direito Constitucional pela mesma Universidade. Além disso, Patiño atuou como juiz da Corte Constitucional Colombiana de 2005 a 2010. Atualmente, é membro do Departamento de Direito Constitucional da Universidade Externado de Colômbia, onde leciona a disciplina de Direito Constitucional.

Considerado um dos maiores constitucionalistas da América Latina, o advogado possui mais de 30 artigos publicados sobre Direito Constitucional e outros assuntos pertinentes ao curso de Direito, como direitos fundamentais, democracia e justiça constitucional; também é autor de livros sobre o tema, como “Tutela y amparo: derechos protegidos”. Durante o encontro, Patiño promete debater sobre os últimos avanços e retrocessos na democracia na América Latina. 

Serviço

Aula Magna 2020.2 - Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional
Data: 18 de agosto de 2020
Horário: 10h
Plataforma: meet.google.com/scb-andg-wqb (acesse o link)
Inscrições: ppgd@unifor.br