null Curso de História da Arte traz imersão na exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

Ter, 21 Agosto 2018 10:37

Curso de História da Arte traz imersão na exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”

Ministrado pela curadora Denise Mattar, curso tem carga horária de 20 horas. As inscrições devem ser realizadas no site da Unifor até 7 de setembro.


Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira, SP de 1985 a 1987, do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1987 a 1989 e do Museu de Arte Moderna RJ de 1990 a 1997 (Foto: Ares Soares)
Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira, SP de 1985 a 1987, do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1987 a 1989 e do Museu de Arte Moderna RJ de 1990 a 1997 (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, por meio da Divisão de Educação Continuada, oferta o curso “História da Arte: uma Imersão na Arte Brasileira da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que tem como ponto de desenvolvimento a exposição da Fundação Edson Queiroz, em cartaz no Espaço Cultural Unifor. Os interessados devem realizar inscrição através do site até dia 7 de setembro. As vagas são limitadas.

Ministrado pela curadora da mostra, Denise Mattar, o curso tem carga horária de 20h, e ocorre de 10 a 14 de setembro (segunda a sexta), das 14h às 18h, com o objetivo de fazer um percurso da arte no Brasil, a partir de 1592 até a atualidade. O valor do investimento é de R$ 1.491,00.  

Segundo Mattar, “a proposta tem como diferencial a real aproximação com o universo artístico estudado, uma oportunidade única que é proporcionada pelo acervo da Unifor. O curso está estruturado com a apresentação em sala de aula, através de projeções e imagens comentadas, de alguns dos principais movimentos artísticos. Mas, durante uma hora por dia, aquilo que vimos em sala, será visto pessoalmente na exposição, criando uma imersão que é realmente um privilégio, por isso, a importância do curso é diretamente proporcional à importância da coleção: uma das melhores e mais completas do Brasil”, destaca.

Dividido em cinco módulos, o conteúdo programático das aulas também abordará a produção dos artistas cearenses que integram a exposição, contextualizando sua participação nos diversos movimentos.

“A ideia é mostrar que os movimentos artísticos sempre acontecem paralelamente às mudanças políticas, econômicas e sociais. Durante séculos fomos recebendo no Brasil os movimentos internacionais e copiando, adaptando ou “devorando” cada um deles. Assim veremos o Brasil Holandês, o Barroco, a Missão Francesa, os Viajantes, o Academismo, o Modernismo, a Abstração, a Pop-Art, até que, finalmente, a partir da década de 1990 passamos de fato a integrar a vanguarda internacional”, salienta a curadora Denise Mattar.

A exposição

“Da Terra Brasilis à Aldeia Global” é realizada em comemoração aos 45 anos da Universidade de Fortaleza e reúne 250 obras dos principais artistas brasileiros e de estrangeiros que retrataram o Brasil, abrangendo arco temporal que se estende do século XVI ao século XXI, iniciando com o livro America Tertia Pars, publicado na Europa em 1592,  e finalizando com obras contemporâneas.

Com a curadoria de Denise Mattar, a exposição reúne parte do acervo da Fundação Edson Queiroz e está aberta para visitação até 24 março de 2019, no Espaço Cultural Unifor, de terça a sexta-feira, de 9h às 19h e aos sábados e domingos, de 10h às 18h. O acesso é gratuito.

Sobre Denise Mattar

Denise Mattar foi curadora do Museu da Casa Brasileira, SP de 1985 a 1987, do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1987 a 1989 e do Museu de Arte Moderna RJ de 1990 a 1997.

Como curadora independente realizou de 1997 a 2014 mostras retrospectivas de Di Cavalcanti, Flávio de Carvalho (Prêmio APCA), Ismael Nery (Prêmios APCA e ABCA), Pancetti, Anita Malfatti, Samson Flexor (Prêmio APCA), Frans Krajcberg, Mary Vieira, Maria Tomaselli. Aluísio Carvão, Abelardo Zaluar, Raymundo Colares, Hildebrando de Castro, Norberto Nicola, Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, Guignard.

E as seguintes mostras temáticas, de 2004 a 2014: Traço, Humor e Cia, O Olhar Modernista de JK, O Preço da Sedução, O’ Brasil, Homo Ludens, Nippon. Brasília- Síntese das Artes, Tékhne e Memórias Reveladas, Pierre Cardin, Mário de Andrade, Projeto Sombras, No Balanço da Rede, Duplo Olhar.

Serviço

Curso “História da Arte: uma Imersão na Arte Brasileira da Terra Brasilis à Aldeia Global”, com a curadora Denise Mattar
Período: 10 a 14 de setembro de 2018
Carga horária: 20 horas
Investimento: R$ 1.491,00* (desconto para alunos, funcionários e ex-alunos da Unifor)
* Aceitamos cartão de crédito. O valor pode ser parcelado em até 6 vezes.
Mais informações: (85) 3477-3114 ou educacaocontinuada@unifor.br

Conteúdo Programático

Mapas
O’Brasil – A ilha encantada
Descoberta do Brasil  - carta de Caminha
Hans Staden, André Thevet
Artes Indígenas: Plumária, Cestaria, Redes
Jean de Léry
Divulgação da imagem da Terra Brasilis: Theodore de Bry
O Brasil Holandês – Maurício de Nassau e os pintores da missão holandesa
O Barroco – expansão: Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Fortal

Vinda da Família Real
Missão Francesa
Os pintores viajantes
Academia Imperial de Belas Artes
O ensino na Escola Nacional de Belas Artes
Salão Nacional de Belas Artes – critérios de premiação
Raimundo Cela

O cenário intelectual no final do século XIX (Europa, Rio de Janeiro e São Paulo)
Lasar Segall 1913
Anita Malfatti. exposição 1914, exposição 1917, Monteiro Lobato
A Semana de 22
O grupo dos 5, Viagem a Minas, O Salão Modernista de D. Olívia Penteado
Tarsila e Pau-Brasil, Manifesto Antropófago
As Margens do Modernismo, Ismael Nery

Década de 1930 - O Salão de 1931
As Margens do Modernismo- Flávio de Carvalho,
O CAM e o SPAM, Salões de Maio, Grupo Santa Helena (São Paulo), Núcleo Bernardelli (Rio)Salão Bar Brasil (BH),
ALA (Salvador), Centro Cultural de Belas Artes e Sociedade Cearense de Artes Plásticas( Fortaleza)
Portinari
Década de 1940 - Exposição de 1944 –BH
Aldemir Martins
Criação dos Museus de Arte Moderna 1947/48.
Bienais de 1951 e 1953

A Força da Abstração - Década de 1950
Abstração Informal - Antonio Bandeira
Concreto e neoconcreto
Abstração geométrica – Heloísa Juaçaba
A Pop-Art Brasileira – Tempos Difíceis – Década de 1960/70
Arte Conceitual – Década de 1970
Lygia Pape, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Sérvulo Esmeraldo
A Geração 80
Leonilson, Beatriz Milhazes
A Aldeia Global – 1990 até hoje
Adriana Varejão, Luiz Hermano, Efrain Almeida, José Tarcísio, Eduardo Frota