null Estudantes de Neurociências desenvolvem ação para ajudar pacientes com sequelas de AVE

Qua, 18 Setembro 2019 14:04

A iniciativa é produto final das alunas da terceira turma do curso de pós-graduação em Neurociências e Reabilitação da Universidade de Fortaleza

A iniciativa é fruto do trabalho de conclusão do curso desenvolvido por alunas da especialização em Neurociências e Reabilitação. Foto: Ares Soares.

Uma ação destinada aos pacientes com sequelas de Acidente Vascular Encefálico (AVE) aconteceu no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, nesta segunda-feira (16).

A iniciativa é fruto do trabalho de conclusão do curso desenvolvido pelas alunas Caroline Cavalcante Barros, Priscila Vasconcelos, Tainá Fenili, Larissa Oliveira, Fabiola de Morais e Priscila Pontes pertencentes ao curso de pós-graduação em Neurociências e Reabilitação da Universidade de Fortaleza.

Orientadas pela professora e coordenadora do curso, Cintia Pontin Carraretto, a ação é direcionada para pacientes oriundos do NAMI e seus familiares. Durante o evento, houve a apresentação intitulada Ampliando olhares sobre o AVE. Foi explanado sobre como fortalecer a autonomia em realizar atividades diárias, além de esclarecer o que é AVE, alertar seus ricos e ressaltar as formas de prevenção.

O evento aconteceu no segundo andar do NAMI, durante a tarde. Apesar de ser direcionado apenas para os pacientes, todos os frequentadores do Núcleo puderam ter acesso às cartilhas orientacionais. A equipe encerrou o evento com o vídeo exposto, uma animação com todos os conceitos abordados durante a explicação.

Cintia enfatiza que a ação, embora pontual para uma clientela específica do NAMI, pode ser replicada em qualquer lugar. “A animação em vídeo que produzimos é divulgada, portanto, outras pessoas poderão ter acesso a essas orientações que abordam a prevenção e tratamento do AVE. Dessa forma, todos podem compreender sobre o universo desses pacientes. O objetivo maior é impactar positivamente na qualidade de vida deles através de orientações”, completa a professora.

Conheça a Especialização em Neurociências e Reabilitação

A especialização em Neurociências e Reabilitação da Universidade de Fortaleza é para profissionais da área da saúde, tais como fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e demais interessados na aplicabilidade do conhecimento em neurociências no aprimoramento da prática profissional em reabilitação.

Durante a especialização, você estudará o desenvolvimento humano, em qualquer fase da vida, com enfoque nas neurociências. Ao final, você estará apto a atuar em diferentes cenários de reabilitação biopsicossocial, tais como centros, hospitais, clínicas, instituições de ensino e assistência, com técnicas inovadoras das neurociências e olhar ampliado tanto para sua profissão como para as práticas integradas multiprofissionais.

Além disso, você conta com a estrutura completa para cursar sua pós-graduação. As salas de aula foram estruturadas no formato de arena e com mesas redondas, dentro do mesmo padrão das universidades de Harvard e Stanford, de modo a proporcionar a melhor experiência de aprendizado.

Contato:
Bloco B, sala B08