angle-left Nova proposta do curso de Educação Física é formar gestores da saúde, esporte e educação

Qua, 18 Setembro 2019 14:58

Nova proposta do curso de Educação Física é formar gestores da saúde, esporte e educação

Com a matriz curricular reformulada, foram adicionadas disciplinas que despertam a criatividade e o lado empreendedor dos estudantes


Desde o primeiro semestre os alunos são colocados em contato com a realidade da profissão a partir de diversas vivências práticas. Foto: Ares Soares.
Desde o primeiro semestre os alunos são colocados em contato com a realidade da profissão a partir de diversas vivências práticas. Foto: Ares Soares.

Iniciado no primeiro semestre de 2019, o novo curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza traz uma proposta diferenciada. Além de ser implementado em regime seriado (semestralidade), com a novidade das trilhas regulares e estendidas, o perfil do futuro profissional será impactado diretamente. O resultado dessas mudanças são: profissionais criativos, engajados e gestores.

Desde o primeiro semestre os alunos são colocados em contato com a realidade da profissão a partir de diversas vivências práticas, desde a observação até a realização de intervenções. Na grade, foram adicionadas disciplinas integradoras com módulos específicos para o empreendedorismo e que instigam o senso de criatividade dos estudantes, tornando o curso mais atual e alinhado às tendências de mercado.  

Diane Nocrato, coordenadora curso, comenta a necessidade de tais mudanças. “Nós procuramos incentivar os alunos a procurarem diferenciais, porque é isso que o mercado quer. Então, a reformulação da matriz foi justamente para suprir essa necessidade, por isso foram implementadas disciplinas mais voltadas para a gestão, além das atividades diferenciadas como: treinamento personalizado, funcional, grupos de corrida, esportes de areia, treinamento desportivo avançado, levantamento de peso olímpico (LPO) e ginástica olímpica”, afirma a professora.

Com o novo curso, os futuros profissionais de educação física serão capazes de atuar como gestores nos três ramos da profissão: Saúde; Esporte e Educação. A Universidade de Fortaleza disponibiliza equipamentos de alta qualidade como: Ginásio Poliesportivo, Estádio de Atletismo, Academia Unifor, Laboratório de Pesquisa em Ed. Física e Nami (Núcleo de Atenção Médica Integrada), entre outros, todos estes são fundamentais para uma formação teórica e prática de qualidade. 

O curso de Educação Física também possui diversas atividades de extensão que contribuem para a formação dos alunos. Entre elas, estão a Caminhada da Saúde (Programa de condicionamento físico para idosos), Escola de Formação Desportiva (Iniciação esportiva para crianças e adolescentes) e Atividade Física Adaptada (para pessoas com limitações físicas e sensoriais).

A tecnologia é outra aliada para os estudantes, que são ensinados e incentivados durante toda a graduação a utilizarem os meios multimídia a seu favor, pois permitem uma divulgação diferenciada do seu trabalho e autopromoção para o mercado.