null MBA contribui para que profissionais usem BI e Big Data na gestão analítica

Qui, 26 Agosto 2021 10:22

MBA contribui para que profissionais usem BI e Big Data na gestão analítica

A formação da Pós-Unifor capacita gestores nos conhecimentos em inteligência analítica para contribuir na tomada de decisão para os negócios.

Os alunos podem experimentar a inovação, contando com maior flexibilidade e tendo a possibilidade de se capacitar sem a necessidade de deslocamento semanal (Foto: Getty Images)

Utilizar ferramentas de inteligência de negócios e da ciência de dados podem ser grandes diferenciais para uma organização, especialmente em momento de incertezas. Para que mais profissionais desenvolvam essa expertise, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, oferece formação no MBA em Gestão Analítica com Business Intelligence e Big Data. Com base no que desenvolvem no curso, executivos e profissionais que ocupam ou que possam vir a ocupar cargos de alta gestão tornam-se mais aptos a rever o desempenho da empresa e, assim, mantê-la mais competitiva.

“O curso tem grandes diferenciais. As empresas que contratam para a área de BI estão cada vez mais pedindo o portfólio dos profissionais na hora da contratação, em nosso curso a cada disciplina o aluno faz um pequeno projeto. Muitos destes projetos utilizam ferramentas e tecnologias em uso no mercado. Com isso, nosso aluno consegue rapidamente se enquadrar em vagas na área de BI, pois apresenta conhecimento em projetos já realizados", ressalta o professor Marcus Miranda,  coordenador do MBA.

O coordenador Marcus Miranda destaca os diferenciais da formação de
quem faz o MBA na Unifor (Foto: acervo pessoal)

Ele destaca ainda que o trabalho de conclusão de curso é construir uma solução completa de BI, usando diversos conceitos e tecnologias vistos durante o curso, entre eles ETL, Pentaho, SQL, OLAP, Power BI, NOSQL, MongoDb, Mineração de Dados, Cassandra, Linguagem Python, Linguagem R tudo ensinado do básico para qualquer pessoa que queira entrar na área de BI.

Alguns de nossos professores são do LCDIA, que é o Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Na Unifor, rodamos projetos reais de big data em parceria com prefeituras, órgãos públicos, empresas privadas e alguns desses projetos viram cases”, destaca Marcus Miranda.

"Além disso, buscamos grandes players de mercado como a AWS que, em parceria com a Unifor, capacita os alunos em ferramentas de nuvem e disponibiliza gratuitamente os cursos de AWS Cloud Foudation, AWS Cloud Architect e AWS Machine Learning no formato EAD na plataforma AWS Training.  Há ainda o diferencial dos labs disponibilizados para a parte prática. Os três cursos somam 80 horas opcionais na formação do profissional de BI", explica o coordenadordo MBA.

Destaque no mercado

O curso da Pós-Unifor é voltado para profissionais de qualquer área que buscam implementar soluções que ajudem as empresas a tomar decisões, não tendo qualquer pré-requisito para a entrada. São profissionais como Thiago Bluhm, analista sênior BI no grupo Portfolio, egresso do MBA  em Gestão Analítica com Business Intelligence e Big Data.

Egresso do MBA, Thiago Bluhm explica que a formação contemplou valores teóricos e práticos (Foto: acervo pessoal)

“O MBA apresenta aos seus alunos diversos diferenciais imprescindíveis. Posso dizer alguns que considero fundamentais: professores inseridos no mercado de trabalho que trazem situações vividas no dia a dia de empresas que tomam decisões através dos dados, a grade curricular é desenhada para contemplar valores teóricos e práticos”, ressalta Bluhm. O egresso destaca também que, para ele, outro ponto fundamental é que a maioria dos professores têm vivência no mercado e titulações acadêmicas.

“Eu diria que o MBA Unifor agrega valores suficientes capazes de transformar o aluno tanto no aspecto profissional quanto no aspecto humano. As aulas são dinâmicas, os trabalhos de classe e em equipe simulam a realidade do campo, os professores estimulam o debate e a sinergia entre as equipes”, explica Thiago Bluhm. O analista sênior ressalta que se sente grato pelo trajeto percorrido e por ter feito grandes amigos.

“Hoje, já inserido diretamente no mercado e trabalhando e gerenciando projetos de Big Data com Business Intelligence, vejo o quanto a formação de valor acadêmica contribui para execução de trabalhos com responsabilidade e confiança técnica”, relata o profissional.

Experimente a inovação

A Pós-Unifor apresenta cursos presenciais híbridos (carga horária presencial + online) e também cursos com aulas 100% online. Os alunos podem experimentar a inovação, contando com maior flexibilidade e tendo a possibilidade de se capacitar sem a necessidade de deslocamento semanal.

Saiba mais

BI é a sigla em inglês para a expressão que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence), que muitos chamam de inteligência empresarial por abranger diversos setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing. BI é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa.

Big data é um termo que descreve a análise do grande volume de dados produzido no cotidiano de uma empresa. Esses dados podem ser analisados em busca de insights que levam a melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios. Para isso, são necessárias soluções específicas para Big Data que permitam aos profissionais de TI trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.