null Muito além de teses e dissertações: conheça trabalhos que transformam a sociedade

Ter, 24 Novembro 2020 16:19

No Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifor, alunos desenvolvem pesquisas com aplicação real em benefício da sociedade

Sofia Vitorino, egressa do Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas da Pós-Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA), instituição da Fundação Edson Queiroz, contempla tanto o mestrado profissional e acadêmico quanto o doutorado. O objetivo principal é desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que permitam a seus alunos exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local ou global.

Os futuros mestres e doutores se aprofundam  diariamente nas discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão voltado à transformação da realidade empresarial.

A filosofia da Pós-Unifor ,“Líderes que Transformam”, é estimulada dentro do PPGA com o intuito de formar profissionais cada vez mais capacitados e que possuam as habilidades necessárias para o mercado de trabalho do século XXI, capazes de impactar positivamente a sociedade.

A liderança transformadora e todos os objetivos que a Pós-Unifor busca desenvolver podem ser encontrados nos trabalhos de conclusão de curso: teses e dissertações. Conheça alguns deles a seguir:

Incentivo e estrutura para continuar o sonho

Sofia Vitorino, egressa do Mestrado Acadêmico em Administração de Empresas desenvolveu a dissertação intitulada “A internacionalização do modelo de operações de serviços centrados na experiência: um estudo multicaso"

De acordo com ela, o objetivo de seu trabalho é entender o processo de internacionalização de multinacionais que operam no Brasil e oferecem um serviço centrado na experiência. Com isso, Sofia iniciou o estudo utilizando a ajuda da literatura em três grandes áreas: internacionalização de serviços, operações de serviços e serviço centrado na experiência.

Após a realização do estudo, ela elaborou sua pesquisa de campo por meio de entrevistas, pesquisa documental e observações em quatro empresas: Apple, Starbucks, Hard Rock Café e M.A.C

“A experiência de fazer o mestrado trouxe possibilidades de fazer diferente, aprofundar conhecimentos e trocar ideias. Ver assuntos antigos com lentes novas e, certamente, de criar uma nova versão de mim que não conhecia, a versão pesquisadora. Abriu a mente para novos caminhos que poderia seguir e trazer essa experiência do consumidor não só nos modelos convencionais, mas em modelos a serem criados. Permitiu que pudesse ver a aplicação do que havia me aprofundado no meu mundo real" - Sofia Vitorino, egressa do Mestrado Acadêmico em Administração de empresas.

Sofia relata que na finalização da sua graduação em Comércio Exterior sua monografia foi voltada para a internacionalização desse tipo de serviço, tendo como objeto de estudo apenas a Starbucks. O trabalho apresentou um ótimo potencial e por isso, a estudante decidiu dar continuidade e expandi-la com um maior aprofundamento.

“Tive todo apoio acadêmico, toda a ajuda, toda estrutura oferecida pela Universidade, com fácil acesso. Sempre com muita qualidade. Quando decidi continuar a pesquisa, fiz na Unifor porque confiava e me sentia segura para dar esse passo”, ressalta a ex-aluna.

Ela também afirma que a dissertação impactou não só a vida profissional, mas também sua trajetória pessoal. “Acabei encontrando formas diferentes de nova organização, de novas habilidades, de novos olhares. E, tanto na trajetória quanto no pós, com ela já finalizada, acredito que pude contribuir com a divulgação de uma área de pesquisa que cresce a passos curtos no Brasil e com a abordagem de uma maneira mais leve, sem deixar que o estresse do ‘fazer mestrado’ tirasse o brilho real em fazer um mestrado”, declara a pesquisadora.

Além disso, Sofia Vitorino destaca que a dissertação trouxe resultados positivos para a sociedade, visto que diante o resultado do trabalho ela pode perceber que as quatro empresas estudadas incorporaram em seu time a diversidade de pessoas.

A experiência que agrega

Marcelo Monteiro, egresso do Doutorado em Administração de Empresas desenvolveu sua tese A influência da resiliência dos servidores públicos na intenção de corrupção” com o intuito de descobrir qual a relação entre a resiliência individual e os fatores explícitos e implícitos da intenção de corrupção.

De acordo com o pesquisador, a contribuição teórica interdisciplinar da pesquisa se insere no contexto do comportamento micro-organizacional, da ética e da corrupção, da teoria do comportamento planejado e da resiliência.

A conclusão de um trabalho de pesquisa de doutorado, representado pela tese, é o resultado de um esforço de construção coletiva. A experiência é muito rica, pois exige o diálogo e o contato com diversos atores, do meio acadêmico, profissional e da sociedade em geral” -  Marcelo Monteiro, egresso do Doutorado em Administração de Empresas.

A ideia do tema surgiu a partir da sua experiência como servidor público atuando como auditor de controle interno na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE/CE), onde Marcelo pode desenvolver uma pesquisa com abordagem comportamental, relacionando resiliência com a intenção de corrupção. Os resultados ajudam a compreender um pouco dos fatores que podem influenciar os indivíduos, tanto no aspecto negativo, quanto positivo.

Segundo Marcelo, a filosofia desenvolvida pela Pós-Unifor foi fundamental para a sua formação, a Universidade proporcionou as melhores condições para o trabalho direcionado à pesquisa. “Abrangendo recursos materiais, técnicos e, principalmente, humanos. A minha tese foi resultado desse contexto, pois me permitiu identificar as lacunas para contribuir com a discussão acadêmica e com a sociedade,”  encerra.