null Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor conta com oportunidade de dupla certificação

Qui, 16 Maio 2024 14:48

Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor conta com oportunidade de dupla certificação

O programa tem parceria com diversas universidades estrangeiras em países como Portugal, Itália e Chile


Andrea Bezerra de Melo é aluna do doutorado em Direito Constitucional da Unifor (Foto: Júlia Donato)
Andrea Bezerra de Melo é aluna do doutorado em Direito Constitucional da Unifor (Foto: Júlia Donato)

Com 25 anos de tradição, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz - tem como um dos seus principais objetivos ampliar o processo de internacionalização do saber científico e acadêmico, facilitando o intercâmbio universitário de professores e alunos. Por isso, durante os cursos de mestrado e doutorado, os discentes têm a oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecer as tendências de mercado e formar redes de relacionamento com alunos e profissionais do mundo inteiro, agregando valor a sua carreira. 

Com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024 até o dia 10 de junho, o programa convida àqueles que buscam pela internacionalização, com oportunidade, inclusive, de dupla certificação. De acordo com o coordenador do Programa, Rômulo Leitão, a Unifor dispõe de convênios com possibilidade de cotutela com importantes universidades de Portugal, Itália e Chile. Sendo assim, o aluno que se torna mestre ou doutor na instituição, pode obter o título em duas universidades de países distintos. 

“Isso faz parte do nosso compromisso em qualificar docentes e pesquisadores da Unifor (no âmbito de mestrado e doutorado) para viabilizar o desenvolvimento nacional e também internacional. Entendemos que os alunos formados conosco estão capacitados para propor e intervir em debates sobre temas jurídicos e para o enfrentamento de questões da área dentro e fora do nosso país”, destaca. 

Andrea Bezerra de Melo, doutoranda em Direito Constitucional, revela que a expertise internacional da Unifor foi fator crucial para a escolha do curso. "Para os alunos, um doutorado sanduíche representa um complemento em sua pós-graduação, que certamente aumenta a empregabilidade. Quando escolhi a Unifor para fazer doutorado, levei em consideração a internacionalização e a sua nota 6 na Capes, atribuída a poucos programas de pós-graduação em Direito. 

Inscrições abertas

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2024, pelo e-mail ppgd@unifor.br, com taxa de R$143,00. Todos os documentos exigidos para a inscrição estão listados, por modalidade de curso, no Edital R Nº 20/2024. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das duas áreas de atuação: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas. Os candidatos com inscrições deferidas serão submetidos a duas etapas de seleção: análise curricular e entrevista pessoal/arguição. O resultado final do processo seletivo está previsto para 28 de junho, com início das aulas em agosto de 2024.

Serviço

Seleção Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional
Edital R Nº 20/2024
+ Ficha de Inscrição
+ Mestrado: Modelo de Projeto
+ Doutorado: Modelo de Projeto
Inscrições: até 10 de junho de 2024
Mais informações: (85) 3477.3058 / ppgd@unifor.br