Objetivo geral
Formar profissionais qualificados para realizar projetos de desenvolvimento e administração de soluções de Big Data com tecnologias que permitam operar e analisar grandes volumes de dados processados, usando as linguagens R, Python dentre outras.
Objetivos específicos
- Formar especialista em ciência de dados com capacidade para construir algoritmos de machine learning;
- Capacitar os alunos com os fundamentos de análise de dados usando linguagem R e Python.
- Utilizar técnicas de aprendizagem de máquina e conceitos de estatística para ciência de dados;
- Conhecer os fundamentos de Deep Learning;
- Trabalhar com mineração de texto (PLN) e ferramentas de MLOPS.
Público-alvo
Egressos de cursos da área de Informática e Direito, profissionais que atuam na área de Desenvolvimento de Software. Profissionais de outras áreas com aptidões em programação também podem participar.
Coordenação: Marcus Vinicius Barbosa Nunes de Miranda
marcus.miranda@unifor.br
(85) 3477-3174
(85) 99246.6625 (WhatsApp)

Marcus Miranda
Desde 2006 trabalho com implantação de Software, Gestão de Projetos, Gestão de Processos, já tendo entregue mais de 20.000horas nestas áreas. Participação em mais de 150 projetos de implantação de sistemas TOTVS. Mestrando em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Projetos e Governança de Tecnologia da Informação. Experiência profissional em Gerencia de Projetos TOTVS, Consultoria Especialista TOTVS, Analista Sênior TOTVS. Diretor de Filiação do PMICE. Certificado PMP e CBPP.
MAIS INFORMAÇÕES
Detalhes do curso
- Período: junho/2022 a janeiro/2023
- Periodicidade: quinzenal
- Carga Horária: 376 horas/aula
- Duração: 18 Meses
Núcleo Executivo e Específico
- Aulas: presenciais e virtuais síncronas
- Quarta, quinta e sexta: de 19h às 22h20
- Sábado: de 8h às 12h
Núcleo Estruturante
- Aulas: presenciais
- Quinta e Sexta-feira: de 19h às 22h20
- Sábado: de 8h às 12h
Diferenciais

Cronograma
Acesse o link e verifique todo o cronograma do curso de MBA em Ciência de Dados.
DownloadMATRIZ CURRICULAR
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DE DADOS
- Introdução a Ciência de Dados
- Introdução a Programação com Python
- Introdução a Programação com R
- Introdução a aprendizagem de máquina
- Introdução a Estatística
- Introdução à Álgebra Matricial
ENGENHARIA DE DADOS
- Data Harvesting
- Engenharia de Dados I
- Engenharia de Dados II
MODELAGEM
- Redução de Dimensionalidade
- Pré-Modelagem em Ciência de Dados
- Mineração em Grafos
- Modelos de Machine Learning
- Introdução a Modelos de Deep Learning
- Previsão de Séries Temporais
- Mineração de Texto
DASHBOARDS
- Dashboards com foco BI
- Dashboards Bibliotecas R/Phyton
MLOPS
- Microsoft Azure Machine Learning
- AWS SageMaker
PROJETO INTEGRADOR
- Projeto Integrador I
- Projeto Integrador II
Atenção: os nomes dos docentes citados abaixo estão sujeitos a possíveis alterações.
Professores
Carlos De Oliveira Caminha Neto
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Rilder de Sousa Pires
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Celso André Rodrigues de Sousa
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Marcus Vinicius Barbosa Nunes de Miranda
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
Antônio Manoel Ribeiro
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
Erneson Alves De Oliveira
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
THIAGO MARQUES TEIXEIRA DE OLIVEIRA
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
MATHEUS HENRIQUE ESTEVES PAIXÃO
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
ALEXANDER PONCE
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
LUCIANO HEITOR GALLEGOS MARIN
- Titulação: Doutor
- Currículo Lattes
MARCONDES JOSINO ALEXANDRE
- Titulação: Mestre
- Currículo Lattes
RODRIGO GALBA BARBOSA NUNES DE MIRANDA
- Titulação: Especialista
- Currículo Lattes
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.
Veja alguns destaques
Forma de pagamento
Faça sua matrícula a partir 01 de junho de 2022: matrícula de R$ 579,00 + 18 parcelas de R$ 579,00;
Descontos
Ex-alunos que concluíram seus cursos de Graduação e Pós-Graduação: 20% nas mensalidades;
Funcionários de Empresas Parceiras: até 20% (necessário consultar condições);
Formas de pagamento da matrícula: boleto bancário ou cartão de crédito em até 2 vezes sem juros.
*Condições especiais para grupos de cinco alunos de uma mesma empresa. Descontos não cumulativos.

Seguro Educacional
A Unifor garante o Seguro Educacional para todos os regularmente matriculados em todos os cursos de Pós-Graduação. Caso o aluno ou o seu responsável financeiro perca o emprego, o Seguro Educacional cobrirá o pagamento integral de até seis mensalidades do semestre em curso. O Seguro Educacional também cobre o pagamento de até seis mensalidades caso o responsável financeiro do aluno seja afastado temporariamente de suas atividades profissionais por motivo de acidente.

Desconto na Academia Unifor
Como aluno da Pós, você ainda tem desconto na mensalidade da Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia oferece musculação, circuito funcional, hidroginástica, pilates e avaliação física para alunos, funcionários, atletas conveniados e público em geral. Funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 12h.
O Programa “Líderes que Transformam” se realiza como metodologia sobre três pilares: desenvolvimento das habilidades do século XXI; qualificação técnica de excelência, voltada para resolução de casos reais, de forma a estimular o pensar global e o agir local e transferência do conhecimento, por meio de projetos, ações e produtos que impactem positivamente a vida de pessoas e instituições.
No pilar de transferência do conhecimento, o aluno assume protagonismo identificando e idealizando problemas reais, além de preferencialmente, implementar soluções que venham a transformar positivamente a sociedade.