null É tempo de esperança: alunos e professores contam expectativas para 2021

Qua, 30 Dezembro 2020 11:47

É tempo de esperança: alunos e professores contam expectativas para 2021

Comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza relata desejos e planos para o ano que se inicia. Confira as mensagens a seguir.

“O que estamos vivendo pode ser a obra de uma mãe amorosa que decidiu fazer o filho calar a boca um instante. Não porque não goste dele, mas por querer lhe ensinar alguma coisa”.
— Ailton Krenak

Para o líder indígena, ambientalista e escritor, Ailton Krenak, a pandemia de Covid-19 trouxe o silêncio aos seres humanos e a caracterizou como significado de recolhimento. Assim, dentro do contexto plural, o indivíduo reflete sobre seu aspecto singular e vulnerável de existência. Para 2021, as palavras são lançadas como mantras e formas de fé, alimentando a esperança no que está por vir.

Pensando nisso, conversamos com alunos e professores da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e perguntamos o que eles esperam deste ano que começa em meio a tantos desafios. Confira as mensagens a seguir.

Esperança

“A minha expectativa para 2021 é que possamos voltar a fazer tudo aquilo que verdadeiramente amamos e, mais do que nunca, valorizando nossas amizades, as nossas relações. Acredito que o mundo passa a ser melhor quando as pessoas estão mais próximas”

— Ralciney Barbosa, 53 anos, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) e docente do curso de Educação Física.

Saúde

“Para o ano que vem, desejo, sobretudo, saúde! Para todas as pessoas. Um desejo que antes talvez fosse dito por mero costume ‒ ou que para muita gente possa ter perdido a urgência diante de outras coisas que almejávamos com mais ansiedade ‒, hoje pede prioridade. Tendo saúde, desejo que voltemos a ter liberdade de viver momentos incríveis com quem amamos, pois tenho certeza que serão ainda mais valorizados! Que 2021 restaure as nossas perspectivas; que a gente tenha fé na vida, na ciência, nas pessoas; e que a vida seja celebrada em cada pequeno detalhe, pois cada minuto que passa é único”

— Beatriz Abreu, 21 anos, aluna do 9º semestre do curso de Direito.

Gentileza

“2021: novo ano, novas expectativas. Melhores comportamentos e sentimentos. Vivemos um 2020 inusitado, com desafios que testaram, a cada dia, nossa capacidade de sermos resilientes e inovadores. Os desafios que enfrentamos possibilitaram que nos tornássemos mais sábios, sensatos, humildes e crédulos de que, quando estamos unidos na esperança de dias melhores, somos imbatíveis e fazemos os milagres acontecerem.
Estamos a poucos dias de um novo ano, com desejos renovados, prontos para novas descobertas e, sem dúvida nenhuma, com o coração cheio de gratidão e reconhecimento por termos feito o melhor que pudemos na situação mundial que vivenciamos.
Aproveito e compartilho com vocês uma grande companhia que levo comigo sempre, a gentileza. Com ela levamos alegria e felicidade em todos os nossos caminhos.
Vamos, então, transbordar gentileza, nossa melhor companhia para 2021!”

— Lia Brasil, 49 anos, docente e diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Família

“Creio que, em um ano tão conturbado quanto 2020, aprendi a valorizar, mais do que antes, quem sempre esteve comigo. E, sem dúvidas, que 2021 vai se definir em uma palavra, família, pois em todos os meus planos eles estão em prioridade, são minha base”

— Sabrina Cordeiro, 20 anos, aluna do 5º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo.