angle-left Matrícula de alunos veteranos da Universidade de Fortaleza teve início

Sex, 17 Julho 2020 09:49

Matrícula de alunos veteranos da Universidade de Fortaleza teve início

Cursos terão atividades presenciais e virtuais em 2020.2. A realização de aulas práticas será mediante autorização governamental.


Universidade já está com protocolo de biossegurança implementado, que envolve sinalização e equipamentos de proteção nas instalações. (Foto: Ares Soares)
Universidade já está com protocolo de biossegurança implementado, que envolve sinalização e equipamentos de proteção nas instalações. (Foto: Ares Soares)

Após o anúncio de que o semestre 2020.2 funcionará em modelo híbrido, com atividades presenciais e virtuais, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, iniciou no dia 18 de julho a matrícula de alunos veteranos, a partir das 16h. 

O processo será totalmente online, pelo aplicativo “Unifor Mobile” e pelo site “uol.unifor.br”, seguindo até o dia 29 de agosto. Para atender à demanda, o site passou por um upgrade de velocidade. Os alunos que optarem pela matrícula no app, deverão atualizá-lo no celular.  

Caso os alunos tenham dificuldade durante o processo de matrícula, a Universidade de Fortaleza disponibilizará ao longo da semana, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, equipe técnica para atendimento pelo número 3477.3000 ou pelo e-mail: centraldeatendimento@unifor.br.

Modelo híbrido 

O modelo híbrido de ensino e aprendizagem é caracterizado pela realização de atividades presenciais e virtuais. Com o objetivo de preservar a saúde da comunidade acadêmica e de seus familiares neste momento de pandemia, a Universidade de Fortaleza adotará o modelo híbrido neste semestre 2020.2, com auxílio de um novo ambiente virtual de aprendizagem baseado na plataforma Moodle. 

“Todos os cursos de graduação e pós-graduação terão atividades presenciais em ambientes restritos e com número reduzido de pessoas nos espaços de atividades, associado a um ambiente virtual rico em ferramentas e interação com os alunos. No caso das atividades presenciais, estas somente serão implementadas após autorização governamental”, destaca o professor Henrique Sá, vice-reitor de Ensino de Graduação.

A partir do novo ambiente virtual adotado pela Universidade de Fortaleza, Henrique Sá reforça que o aluno poderá optar por cursar as disciplinas (que não sejam práticas) totalmente a distância. Para os alunos que não dispõem de um ambiente ou de ferramentas adequadas para o estudo virtual em casa, a Universidade vai disponibilizar no campus espaços seguros denominados laboratórios de aprendizagem, onde os alunos vão acessar o ambiente virtual.

Ambiente virtual

O novo ambiente virtual de aprendizagem da Universidade de Fortaleza oferece de forma integrada um conjunto de serviços de suporte ao ensino, como videoaula, fórum, quiz e toda a estruturação dos objetos de aprendizagem – o que vai garantir mais dinamismo para as atividades virtualizadas do semestre, que poderão ser síncronas (o aluno pode acompanhar ao mesmo tempo) ou assíncronas (o aluno poderá acessar o conteúdo no horário que desejar). 

Segundo consultorias especializadas, o Moodle é um dos melhores ambientes virtuais de aprendizado disponíveis no mercado. É utilizado por mais de 3.000 instituições de ensino do mundo, em mais de 155 países. No Brasil, a plataforma já é adotada por diversas universidades de excelência, tais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Fiocruz e PUC do Rio e de São Paulo.