null Ranking THE: Unifor é melhor universidade privada do Norte e Nordeste também na saúde

Qua, 26 Outubro 2022 17:23

Entre as instituições privadas de ensino do Brasil, a Unifor segue na quarta colocação geral e em 1º na categoria investimento na indústria

Na Unifor, a produção científica na área da saúde é constante, o resultado é o destaque no ranking THE deste ano (Foto: Robério Castro)

Segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE), a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, segue como a melhor instituição de ensino privada do Norte e Nordeste e a quarta melhor particular do Brasil na área da saúde. Na edição 2023, foram avaliadas mais de mil universidades em todo o mundo.

A metodologia de avaliação do THE atribui nota às universidades considerando os seguintes critérios: ensino (o ambiente de aprendizado), pesquisa (volume, investimento e reputação), citações em artigos científicos (influência em pesquisa), projeção internacional (equipe profissional, estudantes e pesquisa) e investimento na indústria (inovação).

Foram avaliados pelo ranking britânico os seguintes cursos da Unifor: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Estética e Cosmética, além do mestrado em Ciências Médicas, dos mestrados profissionais em Saúde Coletiva; Odontologia; Tecnologia e Inovação em Enfermagem e do doutorado em Saúde Coletiva.

Para a professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza, o desempenho da instituição na área de Saúde no Ranking THE 2023 é um reflexo do investimento na qualidade do ensino, em pesquisas científicas e no processo de internacionalização. “Por meio do investimento contínuo na qualidade do ensino, contribuímos com transformações reais na sociedade e a saúde é uma das áreas que mais merecem atenção no nosso país. Cientes disso, os esforços no desenvolvimento de pesquisas relevantes em saúde na Unifor são constantes”, pontua.

“Nos últimos anos a Unifor tem investido bastante na pesquisa nas diversas áreas da saúde, pois é uma área de alto impacto na sociedade, inclusive trabalhando parcerias e projetos em conjunto com empresas, transferindo o conhecimento gerado na academia. Esses esforços estão refletidos na melhoria de nossa posição no ranking, o que nos traz muito orgulho”, frisa o Vice-Reitor de Pesquisa, professor Milton Sousa.

O entendimento é reforçado pela coordenadora de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Universidade de Fortaleza, professora Adriana Rolim. “A Unifor é referência no ensino em saúde, e não é nenhuma surpresa que também seja referência na pesquisa em saúde, pois existe um grande esforço de pesquisadores e da Fundação Edson Queiroz para o desenvolvimento de pesquisas na área”.

+ Ranking THE: Unifor é a melhor universidade entre públicas e privadas do Ceará. E a melhor particular do N/NE

Investimento na indústria

No critério “Industry Income” (Investimento na Indústria, em inglês) do ranking britânico, a Unifor aparece em 1º lugar entre as instituições privadas brasileiras e na terceira colocação, considerando as universidades públicas e privadas do N/NE. Entre as públicas e privadas do Brasil, a Unifor saltou da 28ª colocação, na avaliação do ano passado, para a 19ª posição.

O crescimento da instituição nessa categoria, que está diretamente ligada à inovação, reforça o impacto comercial que a pesquisa tem na instituição, sendo de fundamental importância para a aplicação real do que é feito na universidade, por meio da tecnologia e da pesquisa científica. Nesse sentido, o bom resultado é reflexo do valor industrial de uma pesquisa, assim como seu impacto para a sociedade.

Pesquisa e Inovação

Nos últimos anos, a Unifor vem investindo em uma série de ações de incentivo à ciência e de internacionalização do ensino, reforçando a qualidade da pesquisa e dos pesquisadores da instituição. Confira algumas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos cursos de pós-graduação da instituição.

Mestrado Profissional em Odontologia

• Estudos Clínicos em Odontologia
  • Propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos materiais odontológicos
  • Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde

Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem

• Tecnologias na Complexidade do Cuidado de Enfermagem
  • Tecnologias para o Cuidado de Enfermagem na Atenção Primária

Mestrado em Ciências Médicas

• Estudos Clínicos em Ciências Médicas
  • Estudos Translacionais em Ciências Médicas
  • Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas

Doutorado em Saúde Coletiva

• Análise da Situação de Saúde
  • Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde
  • Política, Planejamento e Avaliação em Saúde

Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela Unifor e acompanhar futuros editais, fique atento à página de Pesquisa e Inovação.

Estude na MELHOR do Norte/Nordeste

Confira as novidades e vantagens que a Unifor preparou para você estudar em uma das melhores Universidades da América Latina e ser um profissional renomado em sua área.

+ Inscreva-se gratuitamente no Processo Seletivo 2023.1