null Saiba como organizar a rotina de estudos livre de distrações

Qua, 19 Agosto 2020 15:53

Saiba como organizar a rotina de estudos livre de distrações

Com a chegada das aulas virtuais, os estudantes buscam obter um aprendizado satisfatório no ambiente de casa


Thamy Cavalcante, estudante de Jornalismo da Unifor, organiza planners semanais para auxiliar a rotina de estudos (Foto: Arquivo pessoal)
Thamy Cavalcante, estudante de Jornalismo da Unifor, organiza planners semanais para auxiliar a rotina de estudos (Foto: Arquivo pessoal)

De mapas mentais à anotações escritas no bom e velho caderno ou guardadas em nuvem, vale tudo para acompanhar as disciplinas da universidade com êxito. Durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, a aprendizagem virtual tomou conta dos lares brasileiros: agora, os estudantes têm o desafio de manter o foco e conciliar a rotina de casa com as aulas virtuais. 

Para Thamy Cavalcante, aluna do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a ajuda dos professores tem sido fundamental na adaptação ao novo formato das aulas. “Os professores são muito compreensivos e atenciosos, e passam o conteúdo da melhor forma possível. Acredito que mesmo sendo uma situação atípica, em ambiente virtual, e por eu ter condições de possuir uma internet de qualidade e equipamentos para auxiliarem no aprendizado remoto, estou aproveitando muito bem todas as disciplinas”, afirma. 

A organização tem sido uma aliada fundamental da jovem estudante diante da atual realidade. Semanalmente, Thamy realiza um planejamento com os horários das aulas e outras tarefas, como exercícios físicos e atividades das disciplinas. “Compartilho com a minha família para que eles evitem me distrair naqueles momentos. Mas existem dias que são mais difíceis de concluir essa programação, imprevistos, como ter que levar meu irmão ao dentista quando meus pais estão trabalhando acontecem e fazem com que eu tenha que reorganizar toda a semana, mas no geral, aprendi a conciliar os estudos e as tarefas domésticas por meio desses ‘planners’ semanais”, ressalta. 

Para não perder o foco nos estudos, ela acredita que evitar o celular também é uma boa estratégia. “Fechar a porta, avisar a família que aquele vai ser seu momento de estudo, e deixar o celular de lado, são fundamentais para que eu mantenha a concentração. Acho que o imprescindível é se desligar das redes sociais, deixar o WhatsApp no silencioso e, se possível, o celular também. Em casa as distrações são muitas, seja o cachorro latindo, a campainha tocando ou a mãe chamando, então, desligar-se daquilo que você pode controlar já melhora muito o meu rendimento nos estudos”, dá a dica. 

A futura jornalista sugere também um método que considera eficiente desde os tempos de colégio: os resumos feitos à mão. “Fazer resumos escritos à mão me ajudam a lembrar do conteúdo, e nesse período se tornou ainda mais ‘caprichado’ graças a atenção que os professores estão tendo com a gente, eles deixam as aulas gravadas e as disponibilizam para quem tem interesse, assim, assisto quantas vezes for preciso, para que eu consiga absorver o conteúdo e fazer um bom resumo sobre ele”, destaca Thamy. 

A nova jornada exige disciplina 

A professora Carla Menezes, socióloga e mestre em Educação Brasileira, assessora pedagógica do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Universidade de Fortaleza (NTE), esclarece algumas dúvidas sobre quais são as práticas que precisam ser desenvolvidas pelos estudantes para uma aprendizagem efetiva durante a metodologia virtual. Confira a entrevista completa: 

Como está sendo a adaptação dos alunos e professores à nova realidade de ensino e aprendizagem?

Carla Menezes - Como toda adaptação a novos cenários e contextos, essa experiência tem exigido de todos uma capacidade de reinvenção ou, mais ainda, de criatividade. São muitos os desafios que se mostram nas dinâmicas de aulas remotas, que vão desde o entendimento das nomenclaturas e modalidades de ensino até o manuseio de recursos eletrônicos e ambientes virtuais de aprendizagem. Mas, a despeito das dificuldades, temos visto também muita dedicação e interesse por parte tanto dos professores como dos alunos em fazer dar certo, e isso, afinal, é o que tem feito a diferença.

Qual a importância de saber conciliar as aulas virtuais com a rotina em casa?

Carla Menezes - É fundamental para qualquer processo de organização pessoal e/ou profissional que tenhamos bons hábitos de rotina e, cabe lembrar também, que esses hábitos são construídos pelos indivíduos. Ter bem definidos horários e espaços para executar os diferentes tipos de tarefas do dia a dia otimizam nosso tempo e evitam que nos sintamos exaustos ao final do dia, com a sensação que não demos conta de tantos afazeres. Portanto, é essencial que se crie um planejamento diário ou semanal com a distribuição das atividades dentro de horários determinados, bem como se delimite um espaço físico para cada atividade que se irá desempenhar. Assim, respeitando o tempo de cada um, será muito mais saudável conciliar todos os afazeres que parecem se multiplicar nesse contexto de isolamento social. 

Quais são os principais cuidados que os estudantes devem ter para um bom aprendizado, mantendo o foco e a concentração? 

Carla Menezes - O processo de aprendizagem exige, dentre outras competências importantes, a disciplina. Quando falamos da educação de adultos isso ainda é mais relevante. Os estudantes precisam, antes de tudo, serem disciplinados, principalmente nesse contexto de aulas remotas, uma vez que muitos utilizam celulares e tablets, por exemplo, para ter acesso às suas aulas. Esses aparelhos tendem a tirar o foco, pois são uma fonte inesgotável de informação e de atrativas redes sociais, onde tudo está a um clique de distância. Uma boa estratégia, para aqueles que possuem computador em casa (pc ou notebook) é que optem por trabalhar com eles, pois isso minimiza as distrações. Já para os que não dispõem desse recurso, uma dica é desabilitar as notificações. De fato, não há uma fórmula mágica para obter um desempenho de excelência com foco e concentração, até porque cada indivíduo tem seu próprio conjunto de características e potencialidades, mas o que pode ser determinante para essa conquista, sem dúvida, é priorizar o exercício da disciplina para essas atividades.

Ter um lugar reservado em casa auxilia na hora de estudar? 

Carla Menezes - Sem dúvida! Nunca foi tão importante termos espaços destinados aos nossos afazeres como nesse contexto que estamos vivendo. Um ambiente reservado, com boa iluminação, clima agradável, recursos ao alcance da mão (livros, anotações etc.) e uma boa conexão com a internet fazem toda a diferença. Uma dica importante também é evitar se levantar o tempo todo para ir à cozinha ou fazer outras atividades, se possível levar logo para o espaço de estudos uma garrafa d’água, um lanche. Isso contribui bastante para o bom desempenho na jornada de estudos.

Compartilhar os saberes com os colegas é possível, mesmo a distância? 

Carla Menezes - Compartilhar saberes é fundamental em qualquer circunstância ou contexto. Uma das premissas básicas da educação é que o conhecimento precisa ser compartilhado e democratizado, pois apenas assim ele tem sentido. Portanto, ter momentos de trocas de experiência e ideias com colegas pode ser, em muitos casos, determinante para facilitar o processo de aprendizagem de muitos. Recursos para isso não faltam. Além das próprias plataformas de ensino-aprendizagem fornecerem espaços para o contato entre os alunos, como chats por exemplo, temos também ferramentas de videoconferência, recursos para trabalhos compartilhados, redes sociais e estratégias de novas metodologias de ensino. A peer instruction (aprendizagem entre pares) é um exemplo de Metodologia Ativa que lança mão justamente do recurso de trabalhar com o compartilhamento de experiências entre os próprios alunos, promovendo assim um nível de aprendizagem mais significativo. Assim, fica aqui a sugestão: não deixe para compartilhar amanhã o que você pode fazer ainda hoje! Ajude seu colega em coisas simples, como dar aquela dica sobre novos recursos que você aprendeu ou como mexer com essas tais novas tecnologias. Sem dúvida isso pode ajudar muito! 

Estude Jornalismo na Unifor 

Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no semestre 2020.2 e prepare-se para o futuro.  Confira mais aqui

Caso você estude em outra instituição de ensino, venha para a melhor! Conheça as vantagens da transferência simplificada. Clique aqui e saiba mais