null Unifor terá espaço inspirado no campus dentro da 23ª CASACOR Ceará

Qua, 5 Outubro 2022 16:42

Unifor terá espaço inspirado no campus dentro da 23ª CASACOR Ceará

O ambiente foi concebido por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e traz ao público da mostra uma experiência sensorial de quem vivencia a instituição de ensino

A exposição acontece mesmo endereço icônico do ano passdado, na Avenida Rui Barbosa, nº 901 (Foto: Ares Soares)

Entre os dias 11 de outubro e 27 de novembro de 2022, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, participa da 23ª edição da CASACOR Ceará. Uma das atrações da instituição na exposição será o ambiente “Percurso Unifor”, projetado para que os usuários, ao percorrerem a circulação da casa, possam ter uma experiência sensorial relacionada a três dimensões: o universo do arquiteto e urbanista, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor e o campus da instituição.

“Todos esses ‘infinitos’ têm suas particularidades, que se entrelaçam na vivência de quem estuda, trabalha ou visita a Universidade de Fortaleza”, explica Milena Baratta, professora e coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unifor.

Na travessia, os visitantes encontrarão quadros emoldurados nas paredes, como obras de arte, ressaltando um aspecto importante da Universidade: sua contribuição para a arte e para a cultura. Cada “quadro” apresenta facetas dos universos tratados - projetos (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos alunos, vivências pedagógicas do curso, viagens técnicas proporcionadas no decorrer da trajetória acadêmica, e a rica experiência do campus Unifor. A tecnologia, expressão e suporte da Arquitetura,  permeia o projeto como um todo, ressaltada nas imagens dos quadros reproduzidos em painéis de led e nos pórticos iluminados, que formam um túnel de luz.

O centro do percurso, chamado de “Core”, representa aspectos notáveis do campus, como seus componentes naturais (cor verde na parede), sua arte (com uma obra dos artistas Wilson Neto e Daniel Chastinet) e a sensação de aconchego (com uma peça de tapeçaria). Todos esses aspectos são complementados por composições textuais que trazem o olhar e percepção daqueles que vivenciam no dia a dia essa experiência.

O ambiente "Percurso Unifor" foi idealizado por professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição (Foto: Ares Soares)

Participaram da concepção do espaço os docentes Ana Caroline Dias, Ana Cecília Vasconcelos, Milena Baratta e Rodrigo Porto, e os alunos Beatriz Costa, Eduardo Hissa, Huanna Sales e Luiza Carvalho. “A experiência de participar com o projeto de um ambiente na Casa Cor proporcionou uma troca muito rica entre alunos, professores e instituição, desde a fase de concepção até a execução e amostra”, celebra Baratta.

Na exposição, a Unifor promoverá também um desfile dos cursos de Design de Moda e Bacharelado em Moda, uma oficina da graduação em Nutrição e um self point da Universidade de Fortaleza.

23ª CASACOR Ceará

O tema da 23ª edição da CASACOR Ceará é “Infinito Particular”, referência às casas biográficas que vão além dos estilos. Os curadores da exposição – Lívia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz – definiram esta temática após pesquisas de tendências que analisam o comportamento e a demanda das pessoas em relação ao estilo de morar. Desta forma, a mostra convida o elenco a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, além da harmonia, do equilíbrio e do conforto.

A mostra continua em formato híbrido, com ambientes e visitação presenciais e online. Devido ao grande sucesso do ano passado, foi escolhido o mesmo endereço icônico na Avenida Rui Barbosa, nº 901, localizado no bairro Meireles. Um novo olhar será apresentado ao público em um terreno de 4.000m², que abrigará 32 ambientes produzidos pelos mais renomados profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo.

A exposição acontecerá entre os dias 11 de outubro e 27 de novembro. Antes da inauguração da 23ª edição da CASACOR Ceará, será realizada uma avant-première para imprensa e convidados no dia 7 de outubro.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas, chegando à sua 35ª edição em São Paulo neste ano de 2022. Ademais, a exposição conta com 14 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

CASACOR Ceará – 23ª Edição
Data: 11 de outubro a 27 de novembro de 2022*
Local: Avenida Rui Barbosa, nº 901 – Meireles, Fortaleza/CE
Mais informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/ceara/