angle-left Egressos da Unifor trilham caminhos de sucesso profissional

Qua, 17 Julho 2019 17:42

Egressos da Unifor trilham caminhos de sucesso profissional

João Batista é analista comercial e formado em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Foto: Alian Minerva/Divulgação)
João Batista é analista comercial e formado em Marketing pela Universidade de Fortaleza (Foto: Alian Minerva/Divulgação)

Diversos podem ser os caminhos percorridos pelos estudantes da Universidade de Fortaleza desde o início da graduação até o término dela. Após a conclusão do curso, alguns têm a sua trajetória marcada pela inserção no mercado de trabalho, e, para outros, a inserção na carreira acadêmica.

Confira a seguir histórias de alunos egressos da Unifor que obtiveram êxito em diferentes trajetórias: 

João Batista, Analista Comercial 


Graduado em Marketing, João Batista é analista comercial de um grupo de comunicação. Durante a graduação, desenvolveu projetos de marketing que estimularam o aprendizado, a gestão de pessoas e produção de evento. 

“Uma das motivações para escolher a Unifor como minha Universidade foi a estrutura, a qualidade dos professores e tudo aquilo que ela proporciona para o aluno no mercado de trabalho. Dentro da graduação sempre tivemos atividades práticas voltadas ao mercado de trabalho, então eu sempre fui muito participativo com as atividades acadêmicas e isso fez uma grande diferença para o profissional que eu sou hoje”, comenta.

O curso de Marketing da Unifor gradua tecnólogos em Gestão de Marketing com capacidade de desenvolver planejamento e administrar processos de marketing, analisar pesquisa de mercado, gestão de branding e do portfólio de produtos, sempre de forma a considerar as relações com stakeholders, baseadas em informações estratégicas a fim de trazer resultados efetivos e contribuir com o crescimento da organização.

“Toda base acadêmica e as atividades na prática foram determinantes para que eu me tornasse um profissional de sucesso na minha área. Hoje posso dizer que eu sou um profissional muito melhor graças à todas as oportunidades que a Unifor me proporcionou durante a graduação”, ressalta.  

Igor Pinheiro, Engenheiro Civil 

Igor Pinheiro é graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, empreendedor e atuante da área educacional da engenharia. É fundador da Inova Civil, empresa de ensino a distância que ministra cursos para universitários da Engenharia Civil. O intuito da empresa é fazer com que os graduandos se conectem com inovações da engenharia, se qualificando para o mercado de trabalho

“Eu sempre gostei muito de ver coisas sendo construídas, de planejamento e etc., e acabei optando pela Eng. Civil. Quando entrei na Unifor, vi que ela era um alicerce, um suporte para me dar interdisciplinaridade e buscar o que eu realmente queria. Uma estrutura bacana com ótimos professores que eu pudesse ver o meu próprio potencial ser desenvolvido”, afirma.

Na graduação da Unifor, o profissional formado em Engenharia Civil adquire um perfil que lhe permite ir além do mercado tradicional de escritórios de construção civil e empresas construtoras. Aqui, a formação amplia a sua capacidade de adaptação profissional, tendo em vista ser comum encontrar profissionais de engenharia a exercer funções em outras áreas, especialmente naquelas ligadas à administração e finanças. 

“Dentro da Universidade eu tive a oportunidade de fazer intercâmbio para a Espanha. Lá, a minha visão de mundo mudou completamente. Cada vez mais eu via o mundo diferente, conhecimentos que eu trouxe de lá para o Brasil. Minha cabeça foi se formando cada vez mais para o engenheiro civil que eu sou hoje”, ressalta.  

Davi Rocha, Publicitário


Graduado no curso de Publicidade e Propaganda em 2009, Davi é professor da Universidade de Fortaleza e possui atuação ativa no mercado de Publicidade e Propaganda nas áreas de consultoria em marketing e produção de conteúdo audiovisual. 

“Uma coisa muito interessante que o curso me proporcionou foi a multiplicidade de trabalhos para um profissional da comunicação. Além de profissional da comunicação trabalhando em agência de profissional de publicidade, eu também tive contato com consultorias de marketing e comunicação e também com o empreendedorismo. Tanto essa área do empreendedorismo, da publicidade e propaganda e do marketing até hoje fazem parte da minha vida profissional”, ressalta. 

O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor qualifica o profissional para desenvolver atributos de criatividade, dinamicidade, objetividade e praticidade para atuar em agência, rádio, TV, jornal, internet e em qualquer setor da área de comunicação. Com os conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação, o aluno é capaz de propor de soluções práticas e efetivas e pode desenvolver espírito empreendedor, idealizador e de liderança.

“A minha relação com o curso de P&P durante a graduação foi a melhor possível. Eu tinha um relacionamento muito bom com os professores do curso, que hoje são, inclusive, meus colegas de profissão. Eu tentava a todo momento aproveitar o máximo possível dos equipamentos que a Unifor disponibilizada para os alunos naquela época”, comenta.